MOBILIZAÇÃO SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um sistema composto por avaliações externas em larga escala realizadas a cada dois anos que tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade. Ao identificar o que os estudantes já sabem e o que precisam aprender, contribui para direcionar o trabalho das escolas, Diretorias de Ensino e equipe central da Secretaria, visando garantir a aprendizagem dos estudantes.

Da perspectiva dos estudantes, especialmente aqueles que estão no último ano de uma etapa, é uma oportunidade para deixar um legado para sua escola – uma marca que registra o quanto eles aprenderam naquele lugar e que será perseguida pelas novas gerações que ainda virão.

Em São Paulo, a avaliação será aplicada entre 22 de novembro e 10 de dezembro de 2021 para todas as escolas com alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e da 3ª série do ensino médio; e a uma amostra de escolas com alunos do 2º e 9º anos do ensino fundamental. O agendamento do dia de aplicação será realizado pela instituição aplicadora com cada unidade escolar.

Para que as escolas tenham seus resultados publicados, é necessário que pelo menos 80% dos alunos matriculados, declarados pela escola ao Censo de Educação Básica 2021, realizem a prova. Assim, a participação dos estudantes é fundamental para que as escolas possam ter um diagnóstico da aprendizagem de seus estudantes.

A SEDUC-SP tem como meta compartilhada com as escolas liderar o Ideb em todas as etapas de ensino em 2021, como um reflexo da garantia da aprendizagem de excelência a todos os estudantes e o oferecimento de mais oportunidades para que os estudantes do estado de São Paulo possam alcançar seus projetos de vida.

ACESSE O PERCURSO FORMATIVO NO
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
DA EFAPE

MATERIAL DE APOIO

PÁGINA DO SAEB

PÁGINA DO IDEB

PERGUNTAS E RESPOSTAS

CARTILHA SAEB 2021

Boas Práticas

Para se inspirar, aqui você encontra vídeos produzidos pelos estudantes e profissionais da nossa Rede.

Saeb 2021
Recado do estudante João Bosco de Oliveira Neto sobre o Saeb 2021
Recado da estudante Vitória Oliveira Gomes sobre o Saeb 2021
Recado do professor Franco Carlos Alves Galvão sobre o Saeb 2021
Saeb 2021
Saeb 2021
Saeb 2021