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Formação da personalidade ética: como as atividades escolares podem promover o desenvolvimento da autonomia moral dos estudantes 2
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Um dos temas de relevância para o desenvolvimento, implementação e efetivação do Programa CONVIVA SP é a formação da personalidade ética, que de acordo com Puig (1998, p. 150) é:

[…] uma tarefa complexa que os seres humanos realizam com a ajuda de seus companheiros e dos adultos para elaborar aquelas estruturas de personalidade que lhe permitirão integrar-se de maneira crítica ao seu meio social.”

A construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig.

Nesta pauta, propomos aprofundar a discussão do referido tema estruturante, que deve perpassar todas as ações elencadas no Plano de Melhoria da Convivência (MMC) e assistiremos à videoaula com a Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), da Unicamp/Unesp.

Esta pauta é continuidade da pauta Formação da personalidade ética: como as atividades escolares podem promover o desenvolvimento da autonomia moral dos estudantes 1.

São objetivos desta pauta formativa:

  • Aprofundar os conceitos de heteronomia e autonomia.
  • Orientar os educadores a discutirem valores morais.
  • Explorar caminhos para o desenvolvimento da autonomia ética/moral.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

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