Gestão da aprendizagem
Recuperação e Aprofundamento – Avaliação Diagnóstica (ADE)
Para garantir a todos os estudantes aprendizagem de excelência e a conclusão de todas as etapas da educação básica na idade certa, os processos avaliativos exercem um papel essencial. Nesta ATPC, propõe-se a discussão do significado e do papel das avaliações diagnósticas, em especial da Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE) – cuja finalidade é apoiar o trabalho dos professores na solução das necessidades de aprendizagem dos estudantes, diagnosticadas nessa avaliação.
São objetivos desta pauta formativa:
- Discutir com os professores a importância das avaliações diagnósticas – as que cada um propõe ou as realizadas na Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE) –, para o planejamento das aulas e a solução de eventuais lacunas de aprendizagem dos estudantes.
- Subsidiar o grupo na discussão e no entendimento do compromisso de todos os componentes curriculares da área de maneira que os estudantes desenvolvam competência leitora e habilidades matemáticas básicas.
Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse: