A Educação do Campo é compreendida como uma modalidade que atende às populações dos agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os indígenas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outras populações que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural.
Em consonância com as especificidades pedagógicas da modalidade, nesta pauta propõe-se um recorte, por meio da discussão do tema da agroecologia, a fim de se reconhecer a importância dos saberes do campo na construção de sociedades sustentáveis. Essa discussão insere-se no tema transversal “Educação Ambiental” e dialoga com as Competências Gerais 6 e 7 do Currículo Paulista.
São objetivos desta pauta formativa:
- Discutir e reconhecer a importância da temática da agroecologia nas escolas do campo, na perspectiva do tema transversal Educação Ambiental.
- Identificar as possibilidades de diálogo do tema com o Currículo Paulista.
Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse: