Modalidades
Práticas pedagógicas em classes multisseriadas 1
Educação no campoEJAMultisseriadasPrivação de liberdade

As classes multisseriadas apresentam a necessidade de organização didática diferenciada, visto que reúnem estudantes de níveis diversos de aprendizagem. É necessário que o professor observe ajustes curriculares especiais, utilize metodologias apropriadas que articulem teoria e prática, priorizando a organização da turma em grupos de estudantes da mesma série/ano.

É fundamental que o trabalho em sala de aula seja contextualizado, diversificado e interdisciplinar, bem como promover avaliação diagnóstica, processual, formativa e permanente, que permita alterar as estratégias em busca de potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

São objetivos desta pauta formativa:

  • Discutir as especificidades, a organização e os aspectos teóricos e práticos na relação professor-estudante nas classes multisseriadas.
  • Conhecer estratégias didáticas significativas da escola no contexto das classes multisseriadas.
  • Refletir sobre práticas pedagógicas exitosas e desafiadoras em classes multisseriadas a partir do trabalho com projetos.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da rede estadual

Voltar para a vitrine de pautas