![Pautas e Percursos Formativos em Rede](https://efape.educacao.sp.gov.br/pautasformativas/wp-content/themes/brooklyn-pautas/images/pautas-formativas/logo-pautas-e-percursos-formativos-em-rede.png)
Conforme exposto no Currículo Paulista, a área de Ciências Humanas, que engloba os componentes curriculares História e Geografia, tem como propósito levar o estudante a estabelecer relações entre tempo e espaço, natureza e sociedade, de forma contextualizada e significativa. Considerando os pressupostos da Geografia, deve-se levar em conta as inúmeras possibilidades de interação desse componente curricular com os demais, além da História. Nesse sentido, é fundamental para a educação integral do estudante que as competências e habilidades específicas da Geografia, em conjugação com os demais componentes do currículo, preparem os estudantes para a plena cidadania. Dessa forma, os docentes devem aplicar e potencializar nos planos de aula recursos epistemológicos do componente para que o estudante realize uma leitura do mundo pautada nos conhecimentos das Ciências Humanas e na relação com outros componentes, como os que integram as Ciências da Natureza. Diante do exposto, a presente pauta propõe a apresentação e discussão sobre o raciocínio geográfico indicado no Currículo Paulista, de modo a contribuir para uma compreensão mais abrangente das aprendizagens da área em sua relação com as demais.
São objetivos desta pauta formativa:
- Compreender as dimensões e os princípios do raciocínio geográfico.
- Reconhecer a importância do ensino de Geografia para estudantes do Ensino Fundamental.
Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse: