Currículo Paulista
Investigação científica como um compromisso do Currículo Paulista: parte prática
Anos FinaisCiênciasInvestigação Científica

Na ATPC anterior, estudamos os pressupostos teóricos das atividades de investigação nas Situações de Aprendizagem como um compromisso do Currículo Paulista. Analisamos os principais aspectos dessa abordagem para o ensino de Ciências: 1) problematização: a importância da escolha do problema a ser investigado; a importância de que todos os estudantes entendam qual é o problema; 2) a importância de dar autonomia aos estudantes para que pesquisem a solução do problema; 3) o levantamento de hipóteses; 4) a coleta dos dados; 5) a construção de argumentações consistentes; 6) as trocas de ideias entre as partes; 7) o trabalho em grupos; e 8) a sistematização com todo o grupo etc.

Nesta formação, realizaremos uma Situação de Aprendizagem para vivenciar os diversos momentos de uma atividade de experimentação. Vamos utilizar a Situação de Aprendizagem 2 – Formas de Propagação do Calor – Unidade Temática: Matéria e Energia, p. 23 do Caderno do Professor – 7º ano do Ensino Fundamental. A habilidade que se pretende desenvolver: (EF07CI02) diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica. Lembrar que não será um dos objetivos da atividade proposta tratar em detalhes a parte da habilidade relacionada à identificação de materiais e aos processos de propagação térmica. Este será um tema de futuras Situações de Aprendizagem do Caderno do Aluno para Ciências da Natureza.

Na próxima ATPC, vamos refletir sobre práticas de Ciências que considerem o contexto das aprendizagens dos estudantes na perspectiva do Currículo Paulista de Ciências da Natureza.

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

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