Tecnologia e Inovação – Cultura digital no universo educacional: uma proposta de imersão

Esta pauta trata, em linhas gerais, da chamada “cultura digital” e dá continuidade aos desdobramentos e aprofundamentos dos conceitos trabalhados na pauta anterior: Componente curricular Tecnologia e Inovação – Tecnologia e cultura digital.

Cultura digital é um termo emprestado da linguagem eletrônica dos computadores e da aplicação de aparelhos eletrônicos que geram um estilo de vida que faz uma ponte entre realidade e mundo virtual. Os novos gêneros digitais, como memes (expressão que atualmente é usada para descrever um conceito de imagem ou vídeo, relacionados ao humor, que se espalha via internet) e fanfics (narrativa ficcional escrita e divulgada por fãs em blogssites e em outras plataformas da internet), além das novas atitudes e procedimentos (mixagem e remixagem, crowdfunding ou “vaquinha virtual”, distribuição de áudios em plataformas de streaming), entre outras coisas, são fruto dessa nova concepção de existência criada a partir da relação entre as pessoas e as novas tecnologias, em particular as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

Destaca-se que a cultura digital está inserida dentro do eixo Letramento Digital, que juntamente com o Pensamento Computacional e as TDICs compõem os três eixos estruturantes e de modo articulado norteiam todo o trabalho com tecnologia proposto pela SEDUC-SP. Em meio a essa revolução, ouvimos constantemente o termo “nativos digitais” em referência aos adolescentes e jovens da atualidade. Todavia, isso passa uma falsa ideia de que eles sabem tudo sobre tecnologia e que consequentemente a escola não tem nada a oferecer nesse aspecto, o que é apenas um equívoco.

A escola, com a abordagem correta, sempre pode contribuir para que o estudante nativo digital faça melhor uso das tecnologias, refletindo sobre questões éticas e morais, passando de mero consumidor (ethos 1.0) a produtor de conteúdos de forma engajada e consciente, plenamente inserido nessa nova realidade que lhe é imposta (ethos 2.0).

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

  • Problematizar o termo cultura digital e como ela tem modificado as relações interpessoais, estimulando o protagonismo juvenil.
  • Compreender a importância da criatividade e das competências socioemocionais usadas com as novas tecnologias em contexto educacional.
  • Promover uma discussão acerca das atitudes que desenvolvemos no estabelecimento de ensino e que refletem a cultura digital, tais como: a colaboração, o protagonismo, a criatividade, o compartilhamento, a autonomia e a criticidade e em como elas podem ser desenvolvidas por meio de atividades plugadas e desplugadas.
  • Refletir sobre a importância da cultura digital por meio da produção de um podcast.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

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