Recuperação e Aprofundamento – Avaliação Diagnóstica (ADE)

Para garantir a todos os estudantes aprendizagem de excelência e a conclusão de todas as etapas da educação básica na idade certa, os processos avaliativos exercem um papel essencial. Nesta ATPC, propõe-se a discussão do significado e do papel das avaliações diagnósticas, em especial da Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE) – cuja finalidade é apoiar o trabalho dos professores na solução das necessidades de aprendizagem dos estudantes, diagnosticadas nessa avaliação.

A ATPC como Espaço de Formação

Tomar a prática educativa como objeto de estudo efetivo e indissociável da própria ação docente permite estabelecer um diálogo com a realidade, criando condições para que a equipe escolar possa continuamente (re)construir em grupo a proposta pedagógica da escola, segundo uma perspectiva de articulação entre teoria e prática. Para tanto, é necessário um esforço conjunto e sinérgico de toda a equipe, a fim de estruturar e desenvolver um processo permanente e sistemático de estudo, reflexão e implementação de ações educativas, que também possibilite a construção e/ou consolidação de uma relação de confiança e colaboração entre toda a equipe escolar, além do engajamento em torno de um objetivo claro e compartilhado por todos: garantir a todos os estudantes as aprendizagens a que eles têm direito.

Na rede estadual de São Paulo, a SEDUC-SP regulamentou a Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) como esse espaço privilegiado de formação na escola e disponibilizará pautas e percursos formativos para contribuir com os(as) Professores(as) Coordenadores(as) – PC, sob a liderança da direção da escola, para o planejamento e a gestão de um processo de formação continuada com foco na implementação do Currículo Paulista.