MMR
A ATPC como Espaço de Formação
ATPCCurrículo Paulista

Tomar a prática educativa como objeto de estudo efetivo e indissociável da própria ação docente permite estabelecer um diálogo com a realidade, criando condições para que a equipe escolar possa continuamente (re)construir em grupo a proposta pedagógica da escola, segundo uma perspectiva de articulação entre teoria e prática. Para tanto, é necessário um esforço conjunto e sinérgico de toda a equipe, a fim de estruturar e desenvolver um processo permanente e sistemático de estudo, reflexão e implementação de ações educativas, que também possibilite a construção e/ou consolidação de uma relação de confiança e colaboração entre toda a equipe escolar, além do engajamento em torno de um objetivo claro e compartilhado por todos: garantir a todos os estudantes as aprendizagens a que eles têm direito.

Na rede estadual de São Paulo, a SEDUC-SP regulamentou a Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) como esse espaço privilegiado de formação na escola e disponibilizará pautas e percursos formativos para contribuir com os(as) Professores(as) Coordenadores(as) – PC, sob a liderança da direção da escola, para o planejamento e a gestão de um processo de formação continuada com foco na implementação do Currículo Paulista.

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

  • Identificar conquistas e desafios para constituir a ATPC como espaço de formação na escola.
  • Conhecer as diretrizes da SEDUC-SP para a formação continuada nas ATPC para o ano de 2020, cujo foco é a implementação do Currículo Paulista.
  • Mapear demandas iniciais de formação, considerando as diretrizes propostas.
  • Pactuar compromissos para o desenvolvimento das ATPC ao longo do ano.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

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