
Compreender a transição dos estudantes dos Anos Iniciais aos Anos Finais, da parte dos profissionais da educação, requer um olhar atento, pois são processos de transformações biológicas, psicológicas, sociais, emocionais e cognitivas. Na transição, a escola tem como prerrogativa pedagógica destacar as competências desenvolvidas nas etapas anteriores e dar continuidade às aprendizagens em níveis crescentes de complexidade.
Nesta pauta, por meio da análise do Currículo Paulista, será possível perceber a interdisciplinaridade entre os componentes de História e Geografia, que tratarão de conceitos como o tempo, o lugar, a paisagem, o espaço, a sociedade, a região, o território e a natureza de forma contextualizada e significativa, bem como de princípios da ética relacionados ao conhecimento de si, do outro, da família, da escola e da comunidade, em continuidade aos saberes já desenvolvidos, iniciados na Educação Infantil, com o campo de experiência “O eu, o outro, o nós”.
Esta pauta é uma continuidade da pauta “Os componentes curriculares: História e Geografia nos Anos Iniciais”.
São objetivos desta pauta que a equipe escolar:
- Destacar as habilidades e competências já desenvolvidas em decorrência das vivências educativas na Educação Infantil, com o campo de experiência “O eu, o outro e o nós”.
- Compreender os princípios de continuidade e progressão das aprendizagens em níveis crescentes de complexidade conceitual.
- Verificar no Currículo Paulista quais habilidades mantêm estreita relação entre os componentes de História e Geografia.
Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse: