Currículo Paulista
Alfabetização matemática
AlfabetizaçãoMatemáticaMetodologias ativas

A leitura e a escrita são a base para que estruturas mais complexas de pensamento e formas diversificadas de raciocínios lógicos se construam. Dessa forma, a alfabetização matemática é fator estruturante para o letramento matemático e, consequentemente, para bons resultados em investigações matemáticas em sala de aula. Nesta pauta, propõem-se reflexões, a partir de situação de aprendizagem, para diferenciar alfabetização de letramento e, ainda, para destacar como essas práticas se ajustam e se sobrepõem durante o processo educativo. Esta pauta é continuidade da pauta “Letramento matemático”.

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

  • Reconhecer a importância da alfabetização matemática para o desenvolvimento do letramento matemático.
  • Identificar dificuldades causadas por falhas na alfabetização matemática.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

Voltar para a vitrine de pautas