Modalidades
Avaliação formativa e processual
AvaliaçãoEJA

Nas práticas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é essencial que desde o começo o professor se aproxime dos estudantes para conhecer o que já aprenderam e o que precisam aprender. Com isso, dará início a uma ação avaliativa diagnóstica preliminar, ponto de partida do processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação diagnóstica inicial possibilita ao professor desenvolver um trabalho voltado para as necessidades desse público, orientando a aprendizagem e garantindo sentido aos estudos.

Principalmente para os estudantes da EJA, considerando a semestralidade dos termos, a avaliação deve ter caráter formativo e processual. Assim, o processo avaliativo deve ocorrer ao longo de todo o período letivo, aproveitando todas as situações de aprendizagem como recursos de avaliação, por exemplo, a correção de tarefas com fornecimento de feedback; as atividades em grupo, que exigem dos estudantes atuação ativa e colaborativa e propiciam ao docente observar as habilidades desenvolvidas nessas dinâmicas; as apresentações, os seminários e as rodas de conversa, que estimulam a expressão de ideias e seu aprimoramento; as autoavaliações; as resoluções de problemas, os projetos e as atividades on-line; os portfólios, que permitem ao professor examinar os avanços de cada um e conferir em que é preciso intervir. É importante o professor estar atento ao fato de que os resultados alcançados pelos estudantes ao longo do percurso escolar devem prevalecer sobre eventuais avaliações finais, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A avaliação da aprendizagem na EJA deve ser vista como um processo formativo e contínuo, parte integrante da aprendizagem, que possibilite ao docente refletir sobre suas estratégias e desenvolver as mudanças necessárias. Dessa forma, esta pauta propõe refletirmos sobre diferentes avaliações existentes, respeitando a especificidade do estudante da EJA.

São objetivos desta pauta formativa:

  • Ressaltar a necessidade de avaliação coerente com a especificidade da modalidade e do público da EJA.
  • Reforçar que a avaliação tem função diagnóstica e formativa, de caráter contínuo, e abre possibilidades para o professor intervir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem, propiciando os agrupamentos produtivos.
  • Conhecer instrumentos avaliativos e ferramentas para registro e acompanhamento que permitam a reflexão de professores e estudantes sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

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