Currículo Paulista
Ciências Humanas – Componente Geografia
GeografiaRaciocínio geográfico

Conforme exposto no Currículo Paulista, a área de Ciências Humanas, que engloba os componentes curriculares História e Geografia, tem como propósito levar o estudante a estabelecer relações entre tempo e espaço, natureza e sociedade, de forma contextualizada e significativa. Considerando os pressupostos da Geografia, deve-se levar em conta as inúmeras possibilidades de interação desse componente curricular com os demais, além da História. Nesse sentido, é fundamental para a educação integral do estudante que as competências e habilidades específicas da Geografia, em conjugação com os demais componentes do currículo, preparem os estudantes para a plena cidadania. Dessa forma, os docentes devem aplicar e potencializar nos planos de aula recursos epistemológicos do componente para que o estudante realize uma leitura do mundo pautada nos conhecimentos das Ciências Humanas e na relação com outros componentes, como os que integram as Ciências da Natureza. Diante do exposto, a presente pauta propõe a apresentação e discussão sobre o raciocínio geográfico indicado no Currículo Paulista, de modo a contribuir para uma compreensão mais abrangente das aprendizagens da área em sua relação com as demais.

São objetivos desta pauta formativa:

  • Compreender as dimensões e os princípios do raciocínio geográfico.
  • Reconhecer a importância do ensino de Geografia para estudantes do Ensino Fundamental.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

Voltar para a vitrine de pautas