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CONVIVA SP – Formação da personalidade ética: como as atividades escolares podem promover o desenvolvimento da autonomia moral dos estudantes 1
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Um dos temas de relevância para o desenvolvimento, a implementação e a efetivação do Programa CONVIVA SP é a formação da personalidade ética, que de acordo com Puig (1998, p. 150) é:

[…] uma tarefa complexa que os seres humanos realizam com a ajuda de seus companheiros e dos adultos para elaborar aquelas estruturas de personalidade que lhe permitirão integrar-se de maneira crítica ao seu meio social.”

A construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig.

Nesta pauta, propomos a discussão do referido tema estruturante, que deve perpassar todas as ações elencadas no Plano de Melhoria da Convivência (MMC). Para embasar o estudo, lançaremos mão do texto “Autonomia: desejo maior”, escrito pela Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), da Unicamp/Unesp.

Para alcançar o propósito do CONVIVA SP, é necessário compreender os projetos e as ações do programa. Nesta formação, serão iniciados os estudos com a Rede Protetiva ou Rede de Proteção, buscando entender como se articulam suas engrenagens, ou seja, quais instituições fazem parte dessa rede, suas atribuições e como se dá a inter-relação entre elas e a escola.

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

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