Currículo Paulista
Ensino contextualizado na EJA
ContextualizaçãoDiretrizes CurricularesEJALDB

A nossa educação é fortemente orientada para a contextualização dos temas em estudo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, traz em seu art. 3º, inciso XI, um dos seus princípios fundamentais para o processo de ensino: a “vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs), de 2013, ressaltam que a criação de um ambiente propício à aprendizagem na escola terá como base “a contextualização dos conteúdos, assegurando que a aprendizagem seja relevante e socialmente significativa”. Na mesma linha, as DCNs-EM (2018) destacam que a educação deve promover a “articulação dos saberes com o contexto histórico, econômico, social, científico, ambiental, cultural local e do mundo do trabalho”.

A contextualização dos estudos é estimulada em toda a Educação Básica, mas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem relevo ainda maior. Adultos aprendem a partir de suas necessidades, suas vivências e experiências. Nesse contexto, a aprendizagem ganha sentido com práticas educacionais que contemplem abordagens contextualizadas e que fomentem a reflexão sobre o pensar, o ser, o dizer e o fazer.

As temáticas desenvolvidas na escola precisam estabelecer conexão com a realidade dos estudantes, com sua atuação na sociedade, seu cotidiano, seus sonhos e projetos de vida. É importante que o professor, ao planejar as aulas, escute os estudantes, conheça suas experiências e observe a realidade local para que o conhecimento ganhe sentido e a aprendizagem seja significativa.

Nesse sentido, concordamos com Piconez (2013): “É a partir da articulação entre vida e contexto que em EJA as decisões e propostas pedagógicas devem ser tomadas” (SÃO PAULO, 2013. p. 21). Dessa maneira, considerando a importância dessa articulação e na intenção de aprofundar as reflexões acerca do tema, esta pauta propõe uma discussão sobre aprendizagem significativa e suas aplicações.

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

  • Valorizar os temas em estudo vinculando-os à realidade e ao perfil do estudante da EJA, ao seu cotidiano, às suas experiências, ao seu trabalho, aos seus valores, sonhos e projetos de vida.
  • Refletir sobre a importância da contextualização com vista ao desenvolvimento das habilidades e competências previstas nas unidades temáticas em estudo, dando (res)significação aos conhecimentos prévios dos estudantes.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

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