Currículo Paulista
Letramento matemático
LetramentoMatemáticaMetodologias ativas

Esta formação visa propiciar uma reflexão aos docentes referente ao desenvolvimento do letramento matemático. A observação das ações dos estudantes durante a realização das atividades propostas poderá permitir aos professores avaliarem o grau de desenvolvimento desse letramento.

Ao longo das ATPCs iniciais (1 e 2) sobre Ciências da Natureza e Matemática refletimos sobre o letramento científico. Este é um conhecimento significativo para todos os componentes curriculares, já que o saber veiculado na escola é prioritariamente do campo da ciência. Assim, entendemos que agora podemos abordar mais especificamente o letramento matemático, que tem implicações mais diretas nos conteúdos de Ciências da Natureza do que em conteúdos de outros componentes. No entanto, vale lembrar que a leitura de um gráfico sobre densidade populacional numa aula de Geografia, por exemplo, requer saberes da Matemática. Consideramos, assim, que essas quatro ATPCs iniciais dão um panorama de como o tema do letramento científico e matemático figuram no Currículo Paulista.

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

  • Conhecer e refletir sobre letramento matemático.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

Voltar para a vitrine de pautas