
O público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta especificidades próprias que exigem a utilização e criação de metodologias diversificadas no trabalho pedagógico.
Adultos aprendem de modo diferente, visto que já são independentes, desenvolvem diversos papéis sociais, com experiências e responsabilidades no trabalho, na esfera familiar e na vida social, por isso é preciso desenvolver estratégias diferenciadas e significativas que deem sentido à aprendizagem.
O uso de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em resolução de problemas, com abordagens interdisciplinares e contextualizadas, que coloquem os estudantes em ação, devem ser propostas para alcançar os objetivos desejados.
As aprendizagens ativas e aplicáveis que partem de situações reais fortalecem a autonomia dos estudantes adultos que preferem atividades nas quais atuam como autores, mediados pelo professor.
Nesta pauta, iremos refletir sobre as características dos estudantes e algumas metodologias ativas para o ensino na EJA que possam auxiliar os professores para um melhor aproveitamento das aulas.
São objetivos desta pauta formativa:
- Refletir sobre a heterogeneidade e as especificidades do público da EJA.
- Conhecer como o adulto aprende embasado nos princípios da Andragogia.
- Apresentar metodologias ativas que possam contribuir no planejamento das aulas para a EJA.
Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse: