
Modalidades
Práticas pedagógicas em classes multisseriadas 1
As classes multisseriadas apresentam a necessidade de organização didática diferenciada, visto que reúnem estudantes de níveis diversos de aprendizagem. É necessário que o professor observe ajustes curriculares especiais, utilize metodologias apropriadas que articulem teoria e prática, priorizando a organização da turma em grupos de estudantes da mesma série/ano.
É fundamental que o trabalho em sala de aula seja contextualizado, diversificado e interdisciplinar, bem como promover avaliação diagnóstica, processual, formativa e permanente, que permita alterar as estratégias em busca de potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
São objetivos desta pauta formativa:
- Discutir as especificidades, a organização e os aspectos teóricos e práticos na relação professor-estudante nas classes multisseriadas.
- Conhecer estratégias didáticas significativas da escola no contexto das classes multisseriadas.
- Refletir sobre práticas pedagógicas exitosas e desafiadoras em classes multisseriadas a partir do trabalho com projetos.
Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse: