Currículo Paulista
Princípios do Currículo Paulista: contexto da aprendizagem
AprendizagemCiênciastecnologia

O contexto das aprendizagens é um dos princípios do Currículo Paulista:

O contexto das aprendizagens é um dos princípios do Currículo Paulista: “A construção e a consolidação do conhecimento científico devem, sempre que possível, estabelecer relação com as experiências vivenciadas pelos estudantes nos diversos espaços que constituem sua vida e seu cotidiano. Isso implica a necessidade de fundamentar e correlacionar os conhecimentos construídos ao conhecimento científico, de modo que os estudantes possam constituir estruturas explicativas importantes para significar aquilo que aprendem e criar condições para que possam validar o conhecimento científico envolvido em sua experiência escolar” (p. 365-366).

Esta pauta formativa propõe a reflexão de como o estudante aprende. Para isso, partimos do princípio de que a tecnologia faz parte do cotidiano dos estudantes e utilizamos diferentes objetos educacionais para contextualizar a habilidade EF09CI08 (Associar os gametas à transmissão das características hereditárias e reconhecer os princípios da hereditariedade, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes), presente no Currículo Paulista de Ciências da Natureza para o 9º ano do Ensino Fundamental, como base para as discussões sobre o contexto das aprendizagens.

São objetivos desta pauta que a equipe escolar:

  • Refletir sobre práticas de Ciências que considerem o contexto das aprendizagens dos estudantes, na perspectiva do Currículo Paulista de Ciências da Natureza.

Esta pauta está disponível no AVA-EFAPE, acesse:

PC e Professor Facilitador Professor da Rede Estadual

Voltar para a vitrine de pautas