• Flickr Governo de São Paulo
  • /governosp

NOSSA ATUAÇÃO

Plano de Melhoria da Convivência Escolar

O ambiente escolar vai muito além das salas de aula e dos conteúdos curriculares; ele engloba a atmosfera emocional e relacional que permeia cada interação entre estudantes, professores, funcionários, familiares e responsáveis. Esse contexto, conhecido como clima e convivência escolar, desempenha papel crucial no desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos.

A convivência escolar refere-se à qualidade das interações entre todos os membros da comunidade educativa. Um ambiente escolar positivo não apenas promove o bem-estar emocional dos alunos, mas também contribui significativamente para o desempenho acadêmico, reduzindo casos de indisciplina e fomentando um senso de pertencimento e segurança.

O Plano de Melhoria da Convivência Escolar proposto para o ano de 2024 é uma iniciativa crucial para implementar ações concretas que fortaleçam o ambiente escolar em todas as unidades. É desenvolvido com a participação ativa de todos os envolvidos na comunidade escolar, incluindo docentes, estudantes, gestores escolares, psicólogos, funcionários, familiares e responsáveis.

O Documento Orientador Conviva enviado no início do ano enfatiza a importância de um plano objetivo, pragmático e de fácil acesso, que seja visível em locais estratégicos da escola. Ele identifica prioridades com base em diagnósticos e demandas socioemocionais, além de propor ações específicas para promover uma convivência respeitosa, empática e solidária.

Ao abordar questões como a comunicação assertiva, o respeito à diversidade e a redução do bullying e cyberbullying, o plano visa proporcionar acolhimento e suporte adequado para questões socioemocionais tanto em nível individual como coletivo. Com esse modelo unificado para toda a rede estadual, o objetivo é enfrentar as dificuldades socioemocionais e de convivência de forma integrada e eficaz.

Em resumo, o objetivo do Plano de Melhoria da Convivência Escolar é não só melhorar a qualidade das interações na escola, mas também fortalecer o vínculo entre todos os membros da comunidade educativa, promovendo um ambiente propício ao aprendizado, ao desenvolvimento pessoal e à formação cidadã dos alunos. Com essa abordagem integrada e participativa, esperamos alcançar resultados tangíveis e duradouros para o bem-estar de todos na comunidade escolar.

Clique aqui e veja o modelo de plano de convivência.

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas

Conheça as ações e projetos que desenvolvemos, selecionando um dos itens a seguir:

ACESSO RÁPIDO