• Flickr Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

NOSSA ATUAÇÃO

Professor Orientador de Convivência (POC)

Os Professores Orientadores de Convivência (POC), com atuação regulamentada pela Resolução SEDUC no 44/2023, desempenham papel fundamental na promoção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e propício ao aprendizado. Como integrantes da equipe executora local do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), os POC são essenciais para fortalecer os laços entre estudantes, equipe escolar e comunidade, utilizando estratégias colaborativas e restaurativas para fomentar uma cultura de paz.

Os POC têm como missão coordenar e facilitar ações que visam à melhoria do clima e da convivência na unidade escolar, alinhados com metas estabelecidas pela Secretaria de Educação. Entre suas atribuições, destacam-se:

1. Assistência e encaminhamento: Promover uma abordagem contínua para identificar estudantes que demandam assistência, coordenando encaminhamentos adequados por meio da Rede Protetiva.
  2. Busca ativa por estudantes: Contribuir ativamente com a administração escolar na busca por estudantes ausentes ou em situação de abandono, buscando reintegrá-los ao ambiente escolar.
  3. Planejamento colaborativo: Planejar e executar, com a comunidade escolar, metas para melhorar o clima e as relações interpessoais na escola, adotando práticas integrativas e restaurativas.
  4. Mediação de conflitos: Desenvolver e executar estratégias para prevenção e mediação de conflitos, intervindo de forma eficaz e respeitosa em situações de desacordo.
  5. Formação e capacitação: Participar de formações destinadas aos POC, demonstrando domínio das temáticas de orientação escolar e compartilhando boas práticas com a equipe escolar.
  6. Monitoramento e relatórios: Encaminhar relatórios mensais com indicadores relevantes para a Secretaria de Educação, destacando iniciativas que geram resultados positivos na unidade escolar.
  7. Atualização e registro: Manter atualizados os registros comportamentais dos estudantes no Aplicativo Conviva, assegurando um acompanhamento constante e efetivo.

Para desempenhar suas funções de maneira eficaz, os POC devem ter características como:

• Engajamento e acolhimento: Comprometimento com o acolhimento emocional dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo.
  • Proximidade com a comunidade escolar: Relacionamentos sólidos com familiares dos estudantes ou responsáveis por eles, facilitando o diálogo e a parceria na promoção do bem-estar dos alunos.
  • Articulação e interação: Capacidade de transitar e interagir eficazmente com diversas esferas da comunidade escolar, incluindo gestores, docentes, conselhos e grêmios estudantis.
  • Comunicação e colaboração: Comunicação assertiva e participativa, colaborando ativamente com todos os envolvidos na escola para abordar as diversas demandas e desafios.
  • Escuta empática e respeitosa: Prática de uma escuta ativa e empática, respeitando as particularidades de cada indivíduo e promovendo uma cultura de paz e resolução de conflitos.

Os POC são peças-chave na construção de um clima escolar positivo e na promoção de uma educação humanizadora e democrática. Com um trabalho baseado em valores como empatia, colaboração e respeito, eles não apenas auxiliam na resolução de conflitos cotidianos, mas também criam condições para que todos os estudantes se sintam seguros, apoiados e capazes de alcançar seu potencial máximo.

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas

Conheça as ações e projetos que desenvolvemos, selecionando um dos itens a seguir:

ACESSO RÁPIDO