Diretoria de Educação Especial e Inclusão (DIESPI)
Promovendo o direito à educação para todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino de SP
Quem somos
Juntos por uma educação inclusiva
A Diretoria de Educação Especial e Inclusão (DIESPI), vinculada à Subsecretaria de Articulação da Rede de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, trabalha para que cada estudante seja acolhido, respeitado em sua singularidade e tenha as condições necessárias para desenvolver seu pleno potencial. Nossa missão é garantir uma educação inclusiva, acessível e de qualidade para todos os estudantes, com atenção especial aos estudantes elegíveis da Educação Especial e à promoção de práticas pedagógicas inclusivas em toda a rede.
Por que existimos
Trabalhamos para transformar políticas públicas em práticas pedagógicas que eliminem barreiras, combatam a discriminação e fortaleçam uma cultura de inclusão em toda a rede.
NOSSO COMPROMISSO
Uma rede de ensino cada vez mais colaborativa e engajada com o aprendizado de todos os estudantes
A DIESPI promove políticas, orientações técnicas e apoio para tornar as escolas cada vez mais acessíveis e acolhedoras. Atuamos pelo desenvolvimento integral dos estudantes e pela construção de ambientes inclusivos e cooperativos. Acreditamos que a educação inclusiva é o caminho para uma sociedade mais justa e equitativa.
Como atuamos
Guiados pela missão de incluir
A inclusão não é um lugar; é um compromisso diário com o aprendizado, a participação e o pertencimento de todos. Por isso, atuamos em:
1
Políticas e diretrizes
Elaboramos e orientamos a implementação de normativas para a Educação Especial na perspectiva inclusiva.
2
Orientações técnicas
Produzimos materiais, ofertamos orientações técnicas e apoio pedagógico às escolas.
3
Articulação e colaboração
Promovemos o alinhamento entre órgãos públicos, universidades e a sociedade civil.
4
Disseminação de cultura
Fomentamos o alinhamento de toda a comunidade escolar para que seja estabelecida uma cultura inclusiva.
Escolas mais inclusivas
Embaixadoras das boas práticas em inclusão para toda rede
Implantado em 2024, o Projeto Escolas Mais Inclusivas reafirma o compromisso da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com uma escola para todos, por meio de investimentos apoios, recursos e serviços, formações técnica das equipes, ações pedagógicas e acessibilidade curricular.
O projeto busca transformar escolas em referências em inclusão. Elas se tornam embaixadoras das boas práticas que visam potencializar a política pública vigente e aperfeiçoar os serviços de educação especial. As escolas mais inclusivas são aquelas que inspiram a rede a reconhecer e valorizar as diferenças e a garantir que todos aprendem e se desenvolvam integralmente.
111 escolas
Foram escolhidas para receber investimentos em ações de educação especial, acessibilidade curricular, formação de equipes e inovação pedagógica.
R$135 milhões
Em 2025 os valores investidos em Educação Especial referem-se a contratação de novos profissionais, melhorias nas acessibilidade das escolas, projetos de formação das nossas equipes, dentre outras iniciativas como, por exemplo, investimento para a implantação de modalidades olímpicas adaptadas nas escolas em 2025, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.
“A Política de Educação Especial de São Paulo evidencia o nosso compromisso em eliminar as barreiras — físicas, pedagógicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas. Nesse sentido, a nova resolução representa não apenas uma atualização normativa, mas a consolidação de um ecossistema de inclusão, no qual estudantes, professores, gestores e famílias caminham juntos para garantir uma educação de qualidade com equidade.”
Renato Feder, Secretário da Educação
Política de Educação Especial: guiados pelo compromisso de incluir
O Estado de São Paulo avança na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva, que reconhece e valoriza a singularidade de cada estudante. Nossa Política fortalece o atendimento educacional especializado, fomenta práticas colaborativas, viabiliza investimentos na formação das nossas equipes e busca ampliar redes de apoio, garantindo condições para que todos aprendam e desenvolvam suas potencialidades. Assim, a educação pública do governo paulista, reafirma seu papel transformador, promovendo equidade, pertencimento e uma sociedade mais justa e empática.
Pilares da Política Pública Educacional.
Assegurar acesso, permanência e aprendizagem para todos, eliminando barreiras e ampliando oportunidades.
Promover o trabalho conjunto para ampliar estratégias pedagógicas e fortalecer a inclusão na rotina escolar.
Orientar o planejamento pedagógico, considerando diferentes formas de aprender e removendo barreiras.
Prever o fortalecimento do Atendimento Educacional Especializado, garantindo apoio pedagógico nas escolas.
Investir em recursos e tecnologias que favorecem a autonomia e apoiam práticas pedagógicas inclusivas.
Construir uma rede onde o respeito às diferenças e o sentimento de pertencimento orientam o fazer educativo.
Recursos e materiais
Materiais e ferramentas para orientar e inspirar.
Boletim do Gabinete
Acompanhe a implementação das ações da nossa diretoria no nosso boletim semanal.