• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

NOSSA ATUAÇÃO

Plataforma CONVIVA SP

Criada em fevereiro de 2024, a Plataforma Conviva é um ambiente virtual de registro diário de episódios de convivência escolar e de não ocorrências, caso não haja nenhum episódio. Por meio da Plataforma Conviva é possível articular ações de apoio, proteção e prevenção da violência nas escolas e construir uma cultura perene de convivência articulada com os responsáveis, equipes escolares e rede protetiva. O ambiente foi desenvolvido para que, por meio da contagem e categorização dos registros, consigamos ter celeridade nos encaminhamentos dos casos e apoiar os envolvidos da melhor forma, além de garantir ações educativas e de prevenção. É por meio da Plataforma Conviva que o órgão central consegue tomar conhecimento e apoiar com os desenvolvimentos dos melhores planos de contingência e de melhoria da convivência escolar das equipes gestoras e planejar em conjunto com as coordenadorias da nossa estrutura ações formativas, preditivas, ou seja, que antecipem possíveis episódios de convivência e de prevenção.

A Plataforma permite que as equipes escolares documentem o dia a dia da escola e cada caso com precisão e rapidez para os encaminhamentos necessários, tudo isso sendo registrado na ferramenta. Nas escolas, diretores, vice-diretores e POC são responsáveis pelo registro inicial das situações e pelo acompanhamento de todas as etapas subsequentes. Nas Unidades Regionais de Ensino (URE), Professores Especialistas em Currículo (PEC Conviva), supervisores e dirigentes de ensino têm acesso aos registros para monitorar e apoiar as escolas na gestão desses casos. O login é feito com as credenciais do GOV.BR, garantindo segurança e integridade no processo.

Uma das principais inovações trazidas pela Plataforma Conviva é a capacidade de fornecer um histórico completo de cada situação registrada. Os usuários podem acessar facilmente a “tela de chamados”, na qual são listados todos os incidentes, do mais recente ao mais antigo e os estudantes com registros recorrentes o que permite um acompanhamento eficaz e a análise de tendências ao longo do tempo. Além disso, a “tela de envolvidos” possibilita verificar os encaminhamentos realizados, como atendimento psicológico e encaminhamentos para a rede.

Além de centralizar e organizar os registros de situações, a Plataforma Conviva também fortalece a transparência e a eficiência na gestão escolar. Ao integrar todas as etapas de tratamento das situações, desde o registro até os encaminhamentos e as ações tomadas, a ferramenta reforça o compromisso da SEDUC-SP com a segurança e o bem-estar dos estudantes e da comunidade escolar como um todo.

Para conhecer mais, assista ao vídeo de apresentação da Plataforma Conviva

Acesse também o nosso manual de utilização da plataforma conviva

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas

Conheça as ações e projetos que desenvolvemos, selecionando um dos itens a seguir:

ACESSO RÁPIDO