Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

30.11.2024

Ciclo de Acompanhamento Pedagógico: um caminho para transformar a Educação na rede estadual

Você sabia que fortalecer a liderança escolar e alinhar as práticas pedagógicas à gestão pode ser a chave para melhorar a qualidade da Educação? É exatamente isto que o Ciclo de Acompanhamento Pedagógico (CAP) busca promover: transformar o ambiente escolar por meio de estratégias práticas, reflexões e ações que geram impacto real.

O CAP é uma ferramenta essencial para o acompanhamento contínuo das práticas educacionais, na medida em que promove a troca de experiências entre supervisores, gestores e professores. Por meio do olhar atento às necessidades das escolas, o ciclo permite identificar desafios, propor soluções e monitorar resultados, sempre com foco na melhoria do ensino e da aprendizagem.

A professora Cláudia Fernanda Bastos, supervisora educacional da Diretoria de Ensino Regional Leste 1, vivenciou os resultados dessa iniciativa. Em uma escola da Zona Leste de São Paulo, ela e a equipe gestora enfrentaram um grande desafio: altos índices de falta entre os alunos. A resposta? Um plano de ação transformador, que envolveu busca ativa, diálogo com as famílias e acolhimento dos estudantes.

“Focamos a busca ativa, o diálogo com as famílias, a melhoria das metodologias em sala de aula e o acolhimento dos estudantes, criando um sentimento de pertencimento à escola. Essas ações mostraram que a valorização dos nossos estudantes é a chave principal para melhorar os resultados nas escolas”, explica Cláudia.

Essa transformação foi potencializada pelo Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE). Cláudia relata: “Com o curso, fiz reflexões significativas que impactaram diretamente minha atuação como profissional da Educação. A partir dos meus estudos, consegui acompanhar de forma mais efetiva os gestores escolares, oferecendo monitoramento e orientações assertivas para que o diretor atuasse como um verdadeiro líder pedagógico.”

O CAP e o PDL são exemplos claros de que a mudança na Educação começa com líderes preparados e ações concretas. Como destaca Cláudia: “Que tenhamos sempre em mente que o nosso discurso deve estar alinhado com a prática, para que possamos garantir, de fato, Educação de qualidade na rede estadual.”

Invista na transformação da Educação. Conheça mais sobre o PDL – EFAPE.

Gostou dessa notícia? Array