Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) nasceu com o propósito de apoiar todos os servidores da SEDUC-SP em seu desenvolvimento profissional integral e, dessa forma, impactar a aprendizagem dos mais de 3,5 milhões de alunos da rede pública paulista.

Iniciativa pioneira no país, a EFAPE foi criada em 2009, como parte do Programa “Mais Qualidade na Escola”, com o objetivo de garantir a qualificação de profissionais para o exercício do magistério e da gestão do Ensino Básico, desenvolvendo estudos, planejamento, avaliação e gerenciamento da execução dos programas de formação, aperfeiçoamento e educação continuada.

Em 2011, a EFAPE é elevada à categoria de Coordenadoria, e em 2019, passa por nova mudança; e sua atuação é ampliada e pode abranger o atendimento de todos os servidores municipais da Educação do Estado de São Paulo.

As ações de formação da EFAPE têm o foco na prática, incorporando novas tecnologias como ferramentas de formação continuada. Seus cursos combinam o ensino a distância, por meio da transmissão de aulas e de conteúdos disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem, com atividades presenciais e em serviço, atendendo os mais de 234 mil servidores nos Quadros do Magistério, no Quadro de Apoio Escolar e no Quadro da Secretaria da Educação, presentes nos órgãos centrais e vinculados, em 91 diretorias de ensino e em 5.400 escolas.

missão, visão e valores

Missão:

Apoiar o desenvolvimento profissional integral dos servidores de São Paulo na gestão da sala de aula e da escola, ajudando-os a identificar suas necessidades e permitindo a autogestão de sua trilha formativa;

Fortalecer o protagonismo das diretorias de ensino, das unidades escolares e dos profissionais da Educação no processo formativo;

Promover o compartilhamento de práticas e a participação dos profissionais da Rede na construção de formações;

Contribuir para a melhoria contínua da aprendizagem dos estudantes da rede estadual e municipais com base em dados, evidências e em experiências em sala de aula.

Visão:

Ser uma referência nacional e internacional para outras escolas de governo do país na oferta de instrumentos, metodologias e ferramentas para a elaboração de suas formações;

Fomentar pesquisas relacionadas à formação docente e construir uma rede colaborativa de formação com o compartilhamento de práticas inovadoras dentro e fora da sala de aula.

Valores:

Inovar na oferta de formação continuada a todos os profissionais da rede estadual de educação;

Estabelecer uma comunicação clara, transparente e empática com toda a Rede, compreendendo os diferentes desafios e realidades vivenciados pelos profissionais da Educação, estudantes e comunidade escolar;

Ser um ambiente acolhedor para apoiar e receber novos profissionais da Educação;

Basear o avanço contínuo dos profissionais da Rede em ciência e evidências.

Relatórios Anuais

Nesta área, você encontra nossos relatórios anuais que apresentam os destaques da nossa atuação e informações sobre as principais ações de formação ofertadas. Atuar de forma transparente é um de nossos compromissos.

Estrutura

Conheça o CRE

O Centro de Referência em Educação Mario Covas, em seu formato original, foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Decreto nº 46.576, de 1 de março 2002, com o objetivo de ser um centro irradiador de informações relevantes e de referência educacional.

Para atingir os objetivo propostos, foram constituídas equipes multidisciplinares, que compõem, atualmente, o Núcleo de Biblioteca e Documentação (NBDOC) e o Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH). No exercício de suas funções, com o passar do tempo, o CREMC sofreu diversas mudanças na constituição de suas equipes, nos serviços oferecidos, nos espaços físicos e em relação à sua subordinação.

Desde a sua criação até 2004, ficou subordinado ao Gabinete do Secretário da Educação. A partir de 2004, por meio do Decreto estadual nº 49.304, de 28 de dezembro de 2004, passou a integrar a estrutura da antiga Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (atual Coordenadoria Pedagógica), permanecendo até 2011, quando a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo passou por uma ampla reestruturação, por meio do Decreto estadual nº 57.141, de 18 de julho de 2011, fazendo com que o CREMC passasse a integrar a estrutura da Escola de Formação de Profissionais da Educação Paulo Renato de Souza Costa.

Como chegar na EFAPE

Rua João Ramalho, 1546 – Perdizes
CEP 05008-002
São Paulo – SP
Tel.: (11) 3866-0400