A Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, localizada em Americana, realiza nesta quarta-feira, 04/12, o 1º Seminário de Lutas da Diretoria de Ensino da Região de Americana, com o objetivo de expandir o conhecimento da comunidade escolar sobre as lutas de origem indígena, africana e do mundo, conteúdos abordados nas disciplinas Educação Física e Cultura do Movimento, seguindo a BNCC e o Currículo Paulista.
De acordo com o Currículo Paulista da Educação Infantil (2019), nos Anos Iniciais, os eixos estruturantes da prática pedagógica são as interações e as brincadeiras. É por meio da brincadeira que as crianças manifestam suas particularidades, se expressam livremente e se apropriam de elementos relacionados à sua realidade. Além disso, é por meio do brincar que a criança observa, analisa, repensa e recria ações, ligando profundamente cada situação em particular ao aprendizado, para desenvolver a sua compreensão de mundo.
Segundo Rodrigo Quizi, Professor de Educação Física da unidade escolar, a proposta pedagógica do 1º Seminário de Lutas é que os alunos experimentem e vivenciem as lutas já trabalhadas durante o ano letivo de forma mais ampla, com especialistas presentes na região e medalhistas com bagagem em lutas de matriz africana e indígena, contemplando o compromisso de promover a discussão, a valorização e a apropriação de culturas que foram historicamente silenciadas nas construções curriculares, o que envolve a motricidade humana e a expressão corporal, associadas aos aspectos sociais, históricos e culturais da sociedade.
A CGPG Sara Adriana Saura da Silva destaca a importância do seminário para o desenvolvimento dos estudantes da unidade escolar, fortalecendo as práticas pedagógicas e as vivências adquiridas nas disciplinas de Cultura do Movimento e Educação Física. “O Seminário é uma importante ferramenta pedagógica que proporciona aos estudantes o aprimoramento das diversas práticas das lutas, sendo desenvolvidas em sua ampla particularidade e fruindo o Desenvolvimento Universal da Aprendizagem.”
A Escola Professora Maria Frizzarin, localizada no bairro Jardim Mirandola, destaca-se pela sua comunidade ativa e engajada. Atende os estudantes dos Anos Iniciais do ensino fundamental.
Dessa forma, por meio da interdisciplinaridade e de aulas dinâmicas e interativas, tendo os estudantes como protagonistas, e, baseados nos princípios, nas premissas e nos valores do Programa de Ensino Integral, formar jovens autônomos, solidários e competentes.
A Diretora da Escola, Simone de Souza Campos Tombolato, ressalta que esse projeto promove a autonomia e o desenvolvimento do protagonismo infantil e contribui para uma aprendizagem significativa, tendo sentido a vida e ao contexto social dos estudantes.