Educação Digital

01.03.2021

Nunca tivemos acesso a tanta informação e, no entanto, mantemos visões desconectadas da realidade sobre algumas das questões mais básicas do mundo, como distribuição da riqueza, grau de escolaridade e expectativa de vida.

Em “Factfulness“, o renomado médico e pesquisador Hans Rosling desafia nosso conhecimento e questiona: se nos baseamos mais em “achismos” do que em fatos, como podemos encontrar soluções para os problemas da humanidade?

Segundo os autores, é muito difícil mudar nossa visão distorcida (e, em geral, mais dramática) da realidade porque esta é a maneira como nosso cérebro trabalha, ainda que dados e evidências ao nosso alcance apontem um cenário diferente.

Qual a solução? Conhecer e aprender a dominar os 10 instintos que tentam nos afastar da realidade, incluindo nossa tendência a dividir o mundo entre “nós” e “eles” (“The Gap Instinct“), a propensão a generalizar, o senso de urgência que impede a reflexão e a predisposição de sempre apontar um culpado.

Leitura essencial nestes tempos em que a fronteira entre informação e desinformação parece cada vez mais negligenciada.

Daniela Machado é jornalista e coordenadora do EducaMídia – o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. Antes, trabalhou por 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação.