Com foco na transformação das práticas pedagógicas, a edição 2/2025 do Programa Multiplica SP reforça o papel de mentores dos Professores e Coordenadores Multiplicadores. A proposta é criar conexões significativas e gerar impacto direto na aprendizagem dos estudantes.
Entre os dias 4 e 7 de agosto, acontece, na cidade de Águas de Lindóia, o encontro presencial de formação dos Professores e Coordenadores Multiplicadores da edição 2/2025 do programa Multiplica SP. Ao longo dos quatro dias, cerca de 1.800 pessoas participam das atividades formativas, atividades práticas e momentos de troca, entre Professores Multiplicadores (PMs), Coordenadores Multiplicadores (CMs), Supervisores, PECs (Professores Especialistas de Currículo) e formadores da EFAPE, responsáveis pelas oficinas.
A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a EFAPE, tem como propósito impulsionar a aprendizagem dos estudantes por meio da transformação das práticas pedagógicas, além fortalecer a formação continuada e potencializar o trabalho colaborativo nas escolas. Para isso, aposta na formação entre pares, com professores e coordenadores atuando como mentores.
Durante a abertura do evento, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, destacou a expectativa em relação aos Multiplicadores:
“Multiplica é sobre conseguir tocar o coração daquele professor que está lá no cantinho da tela e poder realmente se conectar com ele. Vamos passar os próximos dias juntos falando de tecnologia, de liderança, mas o mais importante desse encontro é sensibilizar para enxergar aquele que precisa de ajuda. Mostrar que vamos estar juntos conversando, apresentando alternativas”.
Foto de @renatamosaner
Mentoria com propósito: uma nova visão sobre o programa
A coordenadora da EFAPE, Daniela Tessele, reforçou que, nesta nova edição do Multiplica SP, o papel do Multiplicador é atuar como mentor de outros professores e coordenadores, o que representa uma mudança significativa na visão e nas diretrizes do programa.
Segundo Daniela, “um mentor potencializa o que há de melhor no outro”. Por isso, os Multiplicadores devem ser fonte de apoio e inspiração, reconhecendo as dificuldades que impactam o desempenho em sala de aula e oferecendo suporte com base em mobilização emocional, autoconhecimento, segurança e propósito.
Ela também reforçou que o impacto do programa vai além dos encontros síncronos: “Cada Multiplicador é a faísca capaz de renovar o propósito de colegas e promover pequenas e grandes vitórias no cotidiano escolar”.
Cada aluno importa: cultura de rede e transformação concreta
A coordenadora do programa Multiplica SP, Thaís Cavalieri, destacou a seriedade do processo seletivo rigoroso garantiu a presença de educadores altamente qualificados na nova edição, já que o objetivo é formar uma rede de apoio sólida e provocar transformações reais nas escolas.
Thaís apresentou ainda os três pilares estruturantes do programa nesta edição:
· Qualidade dos encontros: promovendo participação ativa;
· Experiência do cursista e do Multiplicador: com apoio em questões tecnológicas;
· Comunicação e atendimento: com escuta empática e foco na resolução de problemas.
“O Multiplica mudou. Ele não é mais sobre escala, não é um número, mas a soma de um mais um. Ele é feito de você e do outro, com o outro, para o outro”, finalizou.
Acompanhe a cobertura completa do encontro presencial do Multiplica SP pelo Instagram da EFAPE (@efape.sp).
O programa reforça a cultura de colaboração da rede estadual de ensino, promovendo vínculos que fortalecem a formação continuada e geram impactos concretos na sala de aula. A EFAPE e a Secretaria da Educação seguem lado a lado com os Multiplicadores, garantindo suporte, escuta ativa e uma jornada de formação potente e transformadora.