Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Alfabetiza Juntos SP – 3º ao 5º ano — 1ª Edição/2025

Inscrições abertas
Carga
Horária
60 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
18 de dezembro de 2025
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

O Programa Alfabetiza Juntos SP foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo como uma das ações estratégicas para garantir o direito à alfabetização de todos os estudantes na idade certa. A iniciativa nasce a partir dos resultados da Avaliação da Fluência Leitora e do compromisso firmado por meio do Decreto nº 68.335/2024, com foco na valorização da alfabetização como base para o pleno desenvolvimento educacional.

Voltado aos profissionais da rede estadual e municipal que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o curso propõe-se a fortalecer as práticas pedagógicas em sala de aula, promovendo a formação continuada e o alinhamento às metas de aprendizagem. Além disso, busca oferecer subsídios que apoiem a atuação docente, contribuindo para uma alfabetização efetiva e para a promoção de uma educação integral de qualidade.

Mais do que uma formação, o curso Alfabetiza Juntos SP – 3º ao 5º ano é um convite ao compromisso coletivo com o direito de aprender.

 

Objetivos Gerais Objetivos Específicos
Proporcionar aos professores a oportunidade de formação continuada fortalecendo práticas pedagógicas comprometidas com a construção da aprendizagem e a promoção da educação integral dos estudantes. Em Língua Portuguesa:

  • Analisar e usar pedagogicamente os dados de avaliações de leitura e escrita;
  • Valorizar o ambiente de aprendizagem como espaço de formação de leitores e escritores;
  • Organizar agrupamentos produtivos para leitura e escrita;
  • Trabalhar com gêneros textuais nos anos iniciais;
  • Desenvolver a autonomia dos estudantes na revisão da própria escrita.

Em Matemática:

  • Aprofundar o papel da avaliação na aprendizagem;
  • Valorizar o ambiente de aprendizagem e da leitura no raciocínio matemático;
  • Explorar agrupamentos produtivos, Sistema de Numeração Decimal e resolução de problemas nos campos aditivo e multiplicativo.
  • Subsidiar a prática docente com intencionalidade e compromisso com a equidade, assegurando o direito de aprender com qualidade na idade certa.
  • A todos os servidores da SEDUC-SP que fizerem parte do Quadro do Magistério (QM);
  • Aos servidores das Secretarias Municipais de Educação do Estado de São Paulo, com exceção do Secretário de escola;
  • Aos servidores da SEDUC-SP e das Secretarias Municipais de Educação do Estado de São Paulo, as inscrições serão realizadas por adesão no período entre 29/08/2025 a 27/11/2025.
  • Todos os participantes deverão confirmar a matrícula no AVA-EFAPE, impreterivelmente até às 23h59 do dia 11/12/2025.
  • As atividades deverão ser realizadas de 29/08/2025 até 18/12/2025.

Atenção: O conteúdo do curso será liberado no AVA-EFAPE somente após a confirmação da matrícula.

Importante:

  • O servidor estadual e municipal deverá estar obrigatoriamente com o seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
  • Os servidores que tenham sido aprovados em edições anteriores do curso Alfabetiza Juntos SP, poderão se inscrever e participar da nova edição, visto que o curso apresenta novidades alinhadas às formações presenciais de 2025.

Para ser aprovado, o cursista deverá obter 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento satisfatório, no total das atividades propostas.