Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Confira como foi o evento

09.10.2025

Novo Curso Escola de Dirigentes

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) realizou, no dia 30 de setembro, o evento que marcou o lançamento da Escola de Dirigentes, formação pioneira voltada para dirigentes de ensino e líderes regionais. Ela é fruto de uma colaboração estratégica com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e com a EFAPE, que sediou a abertura.

Bety Tichauer, subsecretária de Articulação da Rede de Ensino (Suart), iniciou a programação comentando sobre o propósito do programa. Segundo ela, o objetivo é “compartilhar práticas para alavancar a aprendizagem na sala de aula”.

A subsecretária também destacou que a formação está organizada em três pilares endossados pelo Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder:

  1. Sabor de realidade: conteúdo baseado em casos reais de gestão.
  2. Leve e prático: a proposta é garantir que a formação seja aplicável no cotidiano dos cursistas.
  3. Gerar valor a cada encontro: para que o participante obtenha ferramentas imediatamente aplicáveis em sua realidade escolar.

Educação de adultos e parceria institucional

Daniela Tessele, subsecretária da EFAPE, abordou o apoio dado pela instituição no ensino de adultos, ressaltando a diferença em relação à pedagogia infantil. Ela enfatizou a importância da flexibilidade na aprendizagem desse público-alvo, já que “quando um adulto se propõe a estudar, o mais relevante é o momento em que ele se permite desconstruir hábitos que podem ser questionados”, convidando os cursistas a estarem abertos para receberem as ferramentas do curso.

Emílio Munaro, superintendente de Negócios e Relações Internacionais da FGV, reforçou o compromisso da instituição com a educação de qualidade, especialmente no ensino público, destacando o impacto transformador que a educação tem na vida dos alunos.

Conteúdo programático e oficinas

A estrutura da formação, que será dividida em sete módulos, foi apresentada pela especialista em Gestão Educacional Andressa Buss. A metodologia central do curso é baseada no caso de ensino, uma situação real que exige a tomada de decisão por parte do cursista, com apoio de encontros síncronos e material didático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAPE).

Além dos discursos de abertura, a programação do evento ainda contou com duas palestras focadas no aprofundamento de temas essenciais para o gestor contemporâneo: a professora Maria Cândida Torres, pesquisadora do campo de gestão estratégica, abordou o tema “Gestão estratégica, educação pública e mundo contemporâneo”. Já o especialista em produtividade humana, Stenio Moura, conduziu a palestra sobre “Gestão do tempo, procrastinação e autodesenvolvimento”.

Na parte da tarde, os cursistas se dividiram em oficinas de trabalho. O momento serviu para que os participantes pudessem conhecer seus formadores e se inteirar sobre o uso e a navegação no AVA-EFAPE, plataforma que dará suporte ao curso.

O programa busca, assim, integrar o conhecimento teórico e prático, preparando os dirigentes para os desafios reais da rede estadual de ensino.

Gostou dessa notícia? Array