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Análise dos Indicadores do Super BI e do Net Promoter Score (NPS) no Componente Arte: evidências sobre a formação docente

20.01.2025

A consolidação do componente Arte no planejamento e na formação continuada de professores da rede estadual paulista pode ser evidenciada não apenas pelas vivências culturais e acadêmicas promovidas pela EFAPE, mas também pelos dados obtidos por meio de sistemas institucionais de monitoramento e avaliação. Ferramentas como o Super BI têm revelado índices consistentes de engajamento e satisfação entre os docentes participantes das ações formativas ligadas ao componente Arte.

No primeiro bimestre de 2025, a pesquisa de opinião sobre o Planejamento de Aula, disponibilizada no AVA, registrou mais de 830 mil respostas de 131 mil respondentes. Os resultados indicaram que 66,7% das avaliações foram positivas, 28,48% neutras e apenas 4,84% negativas. Além disso, 89,93% dos professores declararam que o modelo de planejamento adotado contribuiu efetivamente para suas aulas. No indicador de autopercepção de preparação, 53,91% afirmaram sentir-se plenamente preparados (nota 5) e 35,62% com alta preparação (nota 4) para desenvolver seus planos de aula, evidenciando a efetividade do material formativo e a construção de confiança docente no processo. Os dados segmentados do componente Arte reforçam esse cenário de alta aceitação. Entre o 2º e o 3º bimestres de 2025, as avaliações médias atribuídas ao componente no AVA mantiveram-se elevadas, com pontuações próximas de 8,47 nos critérios de satisfação, preparação e contribuição.

De forma convergente, os painéis de Net Promoter Score (NPS) do programa Multiplica SP apontam que as formações em Arte têm alcançado índices expressivos de aprovação. Na extração referente à semana de 08 a 12 de setembro de 2025, o componente Arte obteve NPS de 76 (Anos Finais) e 74 (Ensino Médio), ambos classificados na faixa de excelência.

Esses indicadores quantitativos dialogam com os relatos qualitativos de professores que participam do Multiplica SP, os quais destacam as ações voltadas ao componente Arte como fundamentais para qualificar o planejamento de aula, ampliar repertórios culturais e atualizar as práticas pedagógicas.

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