Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2026

Inscrições abertas
Carga
Horária
30 horas
Modalidade
On-line
Prazo de conclusão
30 de junho de 2026
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.

O Programa Ensino Integral (PEI) foi criado em 2012 como estratégia para a melhoria do ensino, ao promover a Educação Integral dos estudantes em suas múltiplas dimensões (intelectual, física, socioemocional e cultural), por meio de diversas metodologias.

Esse curso, de acordo com a Resolução SEDUC nº 170, de 22 de dezembro de 2025, e a Portaria da Subsecretaria EFAPE nº 04, de 29 de dezembro de 2025, é um dos cursos da formação de conhecimentos específicos alinhados ao modelo pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).

Objetivos

O curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2026 tem como principais objetivos:

  • Introduzir os cursistas às discussões sobre Educação Integral e às metodologias do Programa Ensino Integral;
  • Apresentar aos cursistas como serão aplicados na escola o modelo pedagógico e o modelo de gestão.

Ficou interessado e quer participar dessa ação? Consulte as regras e orientações no Regulamento e acesse os formulários para se inscrever.

Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).

Inscrições e realização do curso

  • As inscrições ficarão disponíveis no período de 02/02/2026, a partir das 15h, a 15/06/2026.
  • O acesso às atividades no AVA-EFAPE será disponibilizado imediatamente após a confirmação de matrícula, que deverá ser realizada até o dia 15/06/2026.
  • O curso poderá ser realizado no período de 02/02/2026 a 30/06/2026.

ATENÇÃO Os candidatos que desejarem utilizar o curso “Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2026” para ingresso na nova carreira deverão concluí-lo e ser aprovados até o dia 11 de maio de 2026.

Importante:

O servidor estadual deverá estar obrigatoriamente com o seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Os servidores que tenham sido aprovados no curso Da Educação Integral ao Ensino Integral  poderão se inscrever e participar desta nova versão, visto que o curso passou por adequações em seu conteúdo.

Para ser aprovado, o cursista deverá ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades propostas e 80% (oitenta por cento) de aproveitamento satisfatório.