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Guia prático

SEDUC / SEDUC
03.05.2021

Conheça o novo material da SEDUC para auxiliar no Ensino Híbrido!

A SEDUC lançou recentemente o “Guia Ensino Híbrido”, para ajudar os professores com estratégias e sugestões na organização do atendimento e acompanhamento dos estudantes, levando em conta o contexto de atividades em revezamento de aulas presenciais e atividades remotas. 

O material, que contou com o apoio da Associação Parceiros da Educação no desenvolvimento, apresenta passo a passo e dicas para fortalecer a interação entre professores e estudantes e para o planejamento das aulas.  

O documento é o primeiro do país que trata com detalhamento sobre caminhos possíveis, não como uma receita pronta, mas para que as equipes pedagógicas se inspirem e atuem de acordo com suas necessidades, considerando também suas experiências, práticas, histórias e seus contextos.  

“O que é mais bacana é que ele foi construído ouvindo experiências da Rede e vendo como algumas escolas estão operando. Ele parte da premissa de que temos múltiplas realidades na Rede, então tudo que está lá são sugestões, e cada um vai adaptando para a sua realidade e também contribuindo para a construção deste trabalho híbrido. Por último, é importante destacar que o Centro de Mídias veio para ficar”, conta Bruna Waitmancoordenadora do CMSP.  

Confira os 4 passos apresentados no Guia: 

Passo 1  Definir o sequenciamento das aprendizagens (habilidades e competências) que deverão ser trabalhadas com todos os estudantes para cada período. 

Passo 2  Planejar como garantir essas aprendizagens para todos os estudantes naquele período. 

Passo 3  Organizar o cronograma de atividades do professor, com divisão clara do tempo que será destinado às atividades presenciais e remotas. 

Passo 4 – Alinhamento das atividades com as aulas do CMSP. 

“Considerando papel do professor como gestor da aprendizagem dos seus estudantes, é importante que ao elaborar o planejamento, ele considere como será garantido o aprendizado previsto, tanto para os estudantes que estão com ele presencialmente como para os estudantes que estão remotos. Então, ao planejar a aula, diferente de antes, o professor precisa preparar diferentes formas de chegar aos estudantes e diferentes atividades, isto considerando a conectividade, a acessibilidade necessária, e as necessidades e desempenhos individuais de cada aluno”, explicou Raph Gomes, da Associação Parceiros da Educação. 

Acesse aqui o “Guia Ensino Híbrido”.  

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