Mirian Goldenberg é antropóloga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colunista do Jornal “ A Folha de São Paulo. Ela indica o livro “ Em Busca de Sentido”, de Viktor Frankl.
“Eu indico o livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl. O livro é o emocionante relato de como o psiquiatra judeu sobreviveu, de 1942 a 1945, em quatro campos de concentração, após a mãe, o pai, o irmão e a esposa terem sido assassinados pelos nazistas. Na luta para sobreviver, Frankl propôs a um amigo do campo de concentração um compromisso mútuo de inventarem ao menos uma piada por dia. Ele acreditava que não havia arma tão poderosa para a autopreservação como o humor.
Viktor Frankl foi uma importante inspiração para encontrar o significado da minha própria vida e também para muitas reflexões que estão no meu livro “A bela velhice”. Aprendi com ele que buscar enxergar os problemas com uma perspectiva bem-humorada é um truque bastante útil para a arte de viver (e de envelhecer) com significado.”
(Mirian Goldenberg)
www.miriangoldenberg.com.br