Evento gratuito

07.06.2021

Colóquio da Cátedra de Educação Básica aborda alfabetização infantil

A alfabetização de crianças no Brasil é uma pauta recorrente no dia a dia de gestores, pesquisadores e docentes da Educação Básica. Para abordar o tema, a Cátedra de Educação Básica da USP transmitirá o colóquio “Alfabetização de Crianças: Processos e Desafios”, no dia 10/06, às 16h, pelo YouTube.

Com curadoria e mediação da professora Bernardete Gatti, o evento contará com a participação de Beatriz CardosoIsabel FradeLino de Macedo e Maria do Rosário Mortatti. O debate se desenvolverá em torno do contexto histórico da alfabetização no Brasil e seus impactos e desafios atuais; as visões teóricas sobre o tema; e a aprendizagem da leitura em sala de aula e em outros ambientes.

Com mais de 50 anos de atuação na área da Educação, Bernardete Gatti atualmente preside a Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Anteriormente, havia presidido também o Conselho.

O colóquio será transmitido abertamente no YouTube, sem necessidade de inscrição, no canal da Cátedra. Para saber mais sobre o evento, acesse aqui.

A Cátedra

Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Ela oferece seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores, pesquisadores e estudantes. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA. Para participar do grupo no Telegram, com informes e novidades, clique aqui.