Spike Lee

30.06.2021

Naomy de Oliveira Ramos é professora, gestora de inovação, mestranda de Gestão e Políticas Públicas (FGV) e diretora do DEPEC (Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada). Ela indica a obra do diretor de cinema Spike Lee.

Em um momento em que a Seduc inicia a trilha formativa de Educação Antirracista, fui convidada a indicar uma obra literária como já foi feito por minhas colegas nos meses anteriores. Com tamanho desafio, e entendendo a importância dessa indicação, pedi para indicar obras cinematográficas, pois foi nessa expressão artística que consegui ter maior entendimento da luta do meu povo.

Acredito que um ponto importante sobre cinema e luta antirracista seja esclarecer que, infelizmente, em anos de cinema, diversos estereótipos e abordagens equivocadas foram atribuídos a pessoas pretas. Para além da obra indicada, gostaria de convidá-los a sempre ter um olhar para como as pessoas pretas estão sendo retratadas nos filmes e para que reflitam se esses filmes reforçaram estereótipos racistas.

Para ajudar nessa missão desse novo olhar e entender o papel da arte na transformação social, gostaria de indicar não apenas um filme, mas a obra desse que, na minha opinião, é o maior diretor de cinema da atualidade, Spike Lee.

Spike Lee é um diretor extremamente comprometido em utilizar seus filmes como armas potentes na luta contra o racismo. Ele aborda questões muito importantes como: marginalização do povo preto (Faça a Coisa Certa), luta contra o sistema racista (Infiltrado na Klan), relacionamentos inter-raciais (Febre da Selva), consumo de entretenimento (A Hora do Show), masculinidade negra (Todos a Bordo) e biografias de grandes personalidades negras (Malcolm X). Esses são alguns dos diversos assuntos e obras desse diretor, que com certeza irá mudar sua forma de ver o mundo após assistir a um filme dele.

Naomy de Oliveira Ramos é professora, gestora de Inovação e mestranda de Gestão e Políticas Públicas (FGV), atua na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo onde ocupa o cargo de diretora no DEPEC (Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada), o principal departamento da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. Ela participa da concepção, revisão e gestão de ações formativas, tendo atuação direta em programas como Inova Educação, Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, Currículo Paulista, Centro de Mídias (SP), Trilha de Educação Antirracista e Programa Ensino Integral. É nas horas vagas tem um podcast de cinema chamado Queima Fita