Apoio ao professor e ao estudante

19.08.2021

Percurso formativo do Conviva SP aborda impacto psicológico da pandemia em estudantes. Transmissão será em 23/08

Retornar presencialmente às escolas e, ao mesmo tempo, acolher estudantes que enfrentam sequelas psicológicas geradas durante a pandemia, tem sido um enorme desafio para os educadores. Com o objetivo de apoiá-los neste momento, o Conviva promove, dia 23/08, o percurso formativo “Como identificar alunos com questões de saúde mental”. A programação vai ao ar das 12h30 às 14h, no canal Gestão do CMSP, e será voltada a dirigentes, diretores, vice-diretores, supervisores, PCNP, POC, professores e servidores da Educação.

Vinculada à Seduc-SP, a ação oferecerá instrumentos à equipe escolar para identificar os alunos em situações de vulnerabilidade, permitindo que percebam a necessidade de uma intervenção mais pontual e que se sintam seguros para fazer os devidos encaminhamentos. Além disso, irá abordar estratégias para lidar com situações desafiadoras e promover o acolhimento necessário.

A roda de conversa contará com a participação de Gustavo Estanislau, médico psiquiatra especializado em questões escolares; Maria Isabel, dirigente regional de ensino da DE Centro-Sul; e Alcione Marques, mestre em Ciências e psicopedagoga com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.

A programação faz parte de uma série de conversas sobre saúde mental. Neste mês, o Conviva SP já abordou o luto dentro da sala de aula e a percepção dos sinais comportamentais e possíveis pontos relacionados a dificuldades em relações interpessoais no contexto escolar.

Sobre o Conviva SP

O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar promove um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas. Visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação de Planos de Melhoria da Convivência, além de atrelar ações proativas de segurança, articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual e ofertar ações de serviço de assistência e saúde mental.

Informações importantes

Tema: “Como identificar alunos com questões de saúde mental”

Data: 23/08/2021

Horário: 12h30 às 14h

Canal no App do CMSP: Gestão

Público-alvo: dirigentes, diretores, vice-diretores, supervisores, PCNP, POC, professores e servidores da Educação.