Como trabalhar para a formação integral dos estudantes? O Programa Ensino Integral (PEI) oferece quatro cursos que podem ajudar os educadores da Rede a encontrar respostas. As inscrições vão até o dia 20/09, pelo site da EFAPE.
Os temas dos cursos oferecidos pela Seduc-SP serão: Orientação de Estudos, Professor Coordenador de Área, Modelo de Gestão e Clubes Juvenis.
As ações reúnem conteúdos relacionados às metodologias e práticas pedagógicas do PEI, mas as formações não são voltadas apenas para aqueles que atuam no Programa. Os profissionais das seguintes categorias também podem participar: Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE); além de profissionais das redes municipais de ensino, como diretor(a), vice-diretor(a), professor(a) coordenador(a) pedagógico(a), PEB I e II, monitor(a) e auxiliar.
Os cursos foram elaborados e produzidos pela EFAPE, a partir dos documentos norteadores do PEI elaborados pela Coped (Coordenadoria Pedagógica da Seduc-SP) – parceira na revisão dos cursos. Por meio de estudos de caso, jogos, cenários de decisão e outros recursos, os cursistas poderão compreender como funcionam, na prática, os elementos do PEI.
As opções Modelo de Gestão e Clubes Juvenis estão na 2ª edição. Portanto, os cursistas aprovados na edição anterior desses cursos não poderão participar.
Entenda mais sobre os cursos:
Modelo de Gestão – 2ª Edição/2021
O curso tem como base os princípios do Modelo Pedagógico, as premissas do Modelo de Gestão e os Instrumentos de Gestão do PEI, e tem como objetivo auxiliar as práticas e a reflexão sobre a rotina dos profissionais da Educação.
Clubes Juvenis – 2ª Edição/2021
O curso possibilitará o aprofundamento dos conhecimentos sobre a metodologia aplicada nas escolas do PEI. Por meio desses clubes, os estudantes desenvolvem autonomia, senso de responsabilidade e o protagonismo juvenil, participando efetivamente do processo de aprendizagem.
Professor Coordenador de Área (PCA) – 1ª Edição/2021
O curso contextualizará o papel e as atribuições do professor coordenador de área (PCA) dentro do modelo pedagógico e de gestão do PEI. Também abordará a importância do trabalho do PCA na articulação entre os componentes e as demais áreas, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho inter/transdisciplinar. Serão apresentados as principais metodologias e recursos pedagógicos, de acordo com a etapa de ensino, procurando evidenciar o desdobramento dos trabalhos pedagógicos no desenvolvimento das formações de cada área (ATPCA) e na articulação da coordenação pedagógica junto à atuação docente.
Orientação de Estudos – 1ª Edição/2021
O componente Orientação de Estudos (OE) é estruturado a partir do princípio da competência de “aprender a aprender”. Desse modo, é possível incentivar a autonomia, a responsabilidade, a consciência, o gosto pelo estudo e a postura protagonista do estudante em relação à própria aprendizagem. O curso ampliará os conhecimentos sobre a OE e apoiará os professores na orientação de estratégias e técnicas de estudo que possam ajudar os estudantes em sua jornada escolar.