Leitura de setembro

09.09.2021

Uma das maiores obras africanas do século XX é tema de próximo encontro do Clube de Leitura “Gato Preto”

O próximo encontro do Clube de Leitura “Gato Preto”, que acontecerá no dia 24/09, das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h pelo Microsoft Teams, abordará o livro “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto.

A obra, que é o primeiro romance em prosa poética do escritor moçambicano, faz parte do acervo referente às questões étnico-raciais enviado recentemente às escolas estaduais de São Paulo.

Escrito em 1992, “Terra Sonâmbula” se passa durante a Guerra Civil em Moçambique e conta a história de Muidinga, uma criança que sofre de amnésia, e Tuahir, um idoso que resgata o menino e lhe ensina tudo sobre o mundo. O romance rendeu ao autor o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e também foi considerado uma das maiores obras da África do século XX pelo júri da Feira do Livro de Zimbábue.

Sobre o autor

Mia Couto, pseudônimo de Antônio Emílio Leite Couto, nasceu na cidade de Beira, em Moçambique, em 1955. É biólogo, jornalista e autor de mais de 30 livros entre prosa e poesia. Mia Couto venceu diversos prêmios literários, como o Camões, em 2012, e o Neustadt Prize, em 2013. Ele também é membro da Academia Brasileira de Letras como sócio correspondente.

Confira como foi o último encontro do Clube:

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” foi o livro discutido no encontro de agosto de 2021 do Clube de Leitura “Gato Preto”. O romance, até hoje extremamente original e singular, foi escrito na primeira pessoa por um personagem já falecido e é considerado uma das obras mais importantes do principal escritor da literatura brasileira, Machado de Assis. O romance é o marco do início da escola realista no Brasil e até hoje desperta grande interesse e admiração.

Comentários dos participantes:

“Experiência bastante interessante essa que tive ao participar do Clube de Leitura “Gato Preto”. Poder ouvir as reflexões de cada participante a respeito de uma das obras mais importantes do nosso escritor maior – Machado de Assis – foi como voltar ao livro já lido e tantas vezes relido, e perceber quantas possíveis leituras deixaram de ser feitas, ou, até mesmo, reforçar outras tantas.
A escravidão, sem dúvida, tema constante em grande parte da obra de Machado, até porque essa ainda era a realidade naquele contexto em que vivia o autor, e o papel da mulher, vista sempre como aquela que serve, foram dois aspectos bastante discutidos nessa roda de conversa. “Memórias Póstumas” é o livro que marca o início do Realismo no Brasil, inaugurando também a segunda fase literária de Machado. A interlocução é umas das estratégias mais inovadoras e uma das que mais aprecio na literatura machadiana. Ter a oportunidade de constatar uma vez mais a genialidade desse escritor, juntamente com tantas outras pessoas que têm a mesma percepção, foi, realmente, uma experiência muito marcante.”
Vera Lucia Batista Pienta
Professora Coordenadora-Geral
PEI Professora Regina Dias Antunes da Silva
DE Apiaí

“O meu primeiro contato com o Clube de Leitura “Gato Preto” teve início em julho do ano de 2020! No mês referido, o clube me proporcionou conhecer o autor Machado de Assis, com o título peculiar “O Alienista”!!! Confesso que nessa leitura idealizei uma narrativa voltada a um ser humano totalmente alienado; sim, é isso mesmo, levei ao pé da letra o referido título. Entretanto, no transcorrer da leitura, enxerguei uma forte crítica social e alguns distúrbios de personalidade. Agora cá estou, em agosto de 2021, para contar a você, querido(a) leitor(a), sobre a minha experiência de leitura do romance realístico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Confesso que fugia desse livro até chegar o convite do Clube, e o aceitei de bom grado. Gostaria de compartilhar um segredo com vocês: sou uma leitora apaixonada por livros físicos, entretanto, nessa leitura, eu me permiti encarar a versão e-book da Editora Antofágica com ilustrações do nosso aclamado Candido Portinari.

Vamos lá para as minhas impressões sobre a obra. O nosso personagem principal, Brás Cubas, sonhava com o lançamento de um produto chamado Emplasto de Brás Cubas, para a cura de sua hipocondria. A narrativa mostrou desigualdades sociais, preconceito, tristeza, escravidão, relacionamento extraconjugal e por interesse, e falta de autonomia de Brás Cubas para decidir a jornada de sua vida. Incrível o paralelo que podemos fazer nos dias de hoje, como o machismo, a falta de protagonismo e distúrbio psicológico, como a depressão.

Muito obrigada, Clubistas “Gato Preto” pela oportunidade de vivenciar uma troca riquíssima de conhecimento acerca dessa obra. E você, leitor(a), permita-se ler os clássicos!
Um forte abraço, nos vemos por aí!”
Aline Eloá Bueno Figueiredo de Moraes
Professora de Educação Física
DE Itapetininga
EE Chico Pereira – Tatuí-SP

“O Clube da Leitura “Gato Preto” é um espaço de trocas, de se despir, para vestir o novo, o diferente, ter o olhar que ainda não enxergamos. É ouvir e escutar. É fazer uma viagem, em muitos sentidos. Com passagem só de ida, porque não voltamos para o mesmo lugar. Um espaço de voltas, reviravoltas e até revoltas. É se dar sem perder nada. São encontros comigo, com a gente, com o outro. É uma experiência. Como diria Sergio Vaz, um poeta das quebradas: Ler é da hora.”
Juliana da Cruz Prado
PEB II
EE Reverendo Almir Pereira Bahia
DE Taboão da Serra