QUEREMOS TE OUVIR!

07.10.2021

SEDUC-SP amplia pesquisa para entender as necessidades socioemocionais de servidores da Rede. Preenchimento poderá ser feito até 30/11

As transformações impostas pelo cenário atual exigem dos profissionais resiliência e adaptabilidade, seja para lidar com as novas tecnologias em sala de aula, com os desafios da gestão ou com a quebra de paradigmas sociais. Mas como desenvolver essas habilidades que falam mais sobre aspectos emocionais do que práticos/teóricos? Como você tem trabalhado isso internamente?

Para ouvir e entender as necessidades de todos os colaboradores da Rede, a SEDUC-SP convida você, servidor que ainda não participou da pesquisa, a responder ao Mapeamento Socioemocional dos Profissionais da Rede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O questionário estará disponível para preenchimento até 30/11.

A sua resposta vai contribuir para a elaboração de um estudo amplo, cujo objetivo é conhecer melhor quem atua na Educação, assim como as suas necessidades, para que elas sejam contempladas no planejamento das trilhas formativas da EFAPE. A partir desse estudo, ações poderão ser pensadas levando em conta particularidades.

Não se trata da mesma pesquisa aplicada aos educadores no início do ano. Pelo contrário, trata-se de um novo levantamento, que quer ouvir todos os profissionais que fazem parte desse time!

O estudo é uma iniciativa da SEDUC-SP, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com apoio da EFAPE.

Como responder à pesquisa?

O preenchimento deve ser feito por meio da plataforma de pesquisa online do IAS.

1. Para acessar, clique aqui;
  2. Insira no campo “Código” o seu CPF (onze dígitos, sem pontos ou hífen);
  3. No campo “Senha”, digite senna2.

Não se preocupe, as informações coletadas serão analisadas em grupo e os dados pessoais serão administrados de forma sigilosa.

Uma oportunidade de reflexão

Além de contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho e desenvolvimento constante dos servidores, o levantamento também é uma oportunidade de autorreflexão sobre as competências socioemocionais importantes à prática de cada um.

Estudos recentes apontam que essas habilidades são tão essenciais quanto os conhecimentos técnicos e práticos na busca por bons resultados profissionais, porque aspectos cognitivos e emocionais são indissociáveis a cada indivíduo.

O que são competências socioemocionais?

Segundo o Instituto Ayrton Senna, são capacidades individuais que se manifestam no modo de pensar, de sentir e de se relacionar consigo e com os outros. Também estão relacionadas à tomada de decisões e à resposta diante de situações adversas. Inteligência emocional, assertividade, empatia, autoconfiança e criatividade são algumas dessas habilidades.

A SEDUC-SP quer ajudar você no desenvolvimento desses aspectos importantes e valorizados no contexto atual. Para mais detalhes sobre a elaboração da pesquisa, clique aqui.