CARREIRA

14.02.2023

Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) é oportunidade para desenvolvimento profissional. Não fique fora do processo seletivo!

Quer concorrer a uma das 91 vagas para Dirigentes Regionais de Ensino? A conclusão e a aprovação no Curso Programa de Desenvolvimento de Liderança – PDL – 1ª Edição/2023 são requisitos obrigatórios. Não perca essa oportunidade!

As candidatas e candidatos interessados em participar do processo seletivo têm até o dia 27/02 para finalizar todas as atividades do curso e obter aprovação no teste final, que avalia os conhecimentos adquiridos. Com isso, estarão aptos a seguir para a fase 2.

Voltado para dirigentes, diretores, coordenadores e supervisores de ensino, o curso é muito mais do que uma etapa do processo de seleção, é uma formação que tem como objetivos apoiar e preparar os profissionais da Educação para os desafios da gestão escolar. Isso não se restringe aos aspectos administrativos envolvidos em um cargo de liderança, mas também aos pedagógicos, trazendo uma visão abrangente para o funcionamento de uma instituição de ensino, que considera seus vários segmentos e necessidades.

Nesse sentido, qual é o papel do líder educacional? É aquela, aquele, que orienta, mobiliza e inspira a participação ativa, individual e coletiva do grupo, visando à melhoria da qualidade dos processos de ensino, aprendizagem e do bem-estar de todos.

Segundo Heloisa Lück, doutora em Educação, o Dirigente de Ensino é o profissional a quem compete a liderança e a organização do trabalho de todos, de modo a orientá-los no desenvolvimento de um ambiente educacional capaz de promover aprendizagens e a formação dos alunos – no nível mais elevado possível – para que estejam capacitados a enfrentar os novos desafios que são apresentados.

Quer ocupar essa posição? Então, não deixe para concluir as atividades e o teste final do PDL na última hora! Clique aqui para dar continuidade ao curso.

Próximas fases

Ao todo, o processo seletivo tem três etapas. A segunda é uma pré-seleção, que contará com teste de raciocínio lógico e de perfil, assim como uma avaliação coletiva e outra individual, realizada por uma empresa contratada.

Para chegar a essa fase, não esqueça: é imprescindível ter concluído e obtido aprovação no Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL). Também é requisito ter experiência de pelo menos 8 anos no Quadro do Magistério no Estado de São Paulo e, no mínimo, 2 anos dedicados ao exercício de cargos de liderança. Saiba mais detalhes aqui.

Já a terceira e última fase será a entrevista final com a banca da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O PDL pode ser um passaporte para o seu desenvolvimento profissional. Não perca essa chance!