Especial Dia Internacional da Mulher

06.03.2023

Curadoria do Clube de Leitura “Gato Preto” indica uma seleção de livros escritos por mulheres potentes

Convidamos a equipe do Clube de Leitura “Gato Preto” para selecionar, especialmente para a coluna “Eu indico”, alguns títulos de mulheres escritoras que considera relevantes. A leitura é indicada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, mas recomendamos que seja feita ao longo do ano ou sempre que você desejar se inspirar pela escrita dessas talentosas autoras.

Olhos d’Água – Conceição Evaristo

Uma das escritoras brasileiras mais importantes da contemporaneidade, Evaristo traz em sua extensa produção literária um conjunto de temas que dificilmente são abordados com a devida profundidade e articulação: discriminação racial, ancestralidade e espiritualidade, questões de gênero e sexualidade, o lugar da mulher na sociedade e desigualdades sociais. A escritora é Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-RJ e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, e atualmente é titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência da Universidade de São Paulo. Destacamos entre seus livros “Olhos d’Água”, que apresenta vários contos com protagonistas negras e pobres enfrentando com coragem e realismo as adversidades sociais dessas condições. O título do livro refere-se às lágrimas e à busca da lembrança da cor dos olhos da mãe da autora.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’Água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.

Mulheres, Raça e Classe – Angela Davis

O livro retrata de maneira muito bem-sucedida a complexidade, a luta e a dor da condição social das mulheres negras ao longo da história dos Estados Unidos, do período colonial aos dias atuais. Angela Davis, filósofa e professora emérita do Departamento de Estudos Feministas da Universidade da Califórnia, é hoje uma referência obrigatória para quem quer pensar em profundidade sobre questões étnico-raciais e de gênero, desigualdade social, exploração e exclusão econômica.

AVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura – Lucia Santaella

Em um primeiro momento, o título deste livro pode despertar no leitor um certo sentimento de temor e mal-estar. O que significa o pós-humano? Vivemos em um período em que o ser humano foi ultrapassado pela tecnologia? Essa pergunta e outras de fundamental importância são trabalhadas e aprofundadas pela autora na perspectiva da semiótica e da antropologia. De maneira didática, Santaella traz informação e reflexão de ponta para o leitor interessado e atordoado com a velocidade em que as mudanças tecnológicas estão ocorrendo na contemporaneidade. Lucia Santaella é professora titular com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP, livre docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP, além de ter mais de 200 artigos publicados em periódicos e livros nacionais e internacionais.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Literatura na EFAPE

Aproveitamos para convidá-lo a visitar nossas exposições “Escritoras Negras” e “Escritoras da Literatura Brasileira do Século XX”, em cartaz na EFAPE.

Quando: de segunda a sexta, das 8 às 18h, até 30 de abril.

Onde: EFAPE – Rua João Ramalho, 1546 – Perdizes – SP