Da Educação Especial para Profissionais da Educação 1ª Edição/2023 – (SEDUC E SME)

Encerrado
Carga
Horária
On-line
Prazo de conclusão
30 de julho de 2023
Certificado
Os certificados de aprovação no curso serão emitidos pela EFAPE àqueles(as) que atenderem aos critérios para certificação definidos para esta ação.
Legislação

Curso da Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023 será ofertado aos(às) servidores(as) estaduais e municipais com intuito de promover o conhecimento com continuidade de formação a esses(as) profissionais da Educação.

Intenciona-se oferecer o aprofundamento nos conhecimentos específicos em Educação Especial na perspectiva inclusiva e do Ensino Colaborativo, os quais são norteadores do trabalho dos(das) profissionais da Rede junto aos(às) estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Enseja-se, assim, melhores providências administrativas e amparo a este corpo docente. Será ofertado aos(às) professores(as), portanto, condições de trabalho no aprimoramento de suas práticas pedagógicas no desenvolvimento de atividades com estudantes da Educação Especial.

A Política de Educação Especial considera: o direito do estudante à Educação de qualidade, igualitária, inclusiva e centrada no respeito à diversidade humana; a necessidade de garantir-se atendimento educacional especializado/inclusivo; o respeito às características individuais dos sujeitos de direito aos serviços da Educação Especial; a garantia do pleno desenvolvimento do(da) educando(a), minimizando, dessa maneira, as barreiras.

Nesse contexto, a formação dos(das) profissionais das Secretarias, lotados(as) nas escolas, nas unidades regionalizadas e nos órgãos centrais das Redes, permitirá o apoio necessário às equipes que atuarem na Educação Especial, sendo professores(as) especializados(as) ou docentes das classes comuns do Ensino Regular.

O curso abordará questões de práticas pedagógicas sobre:

• Deficiência Auditiva
  • Deficiência Física
  • Deficiência Intelectual
  • Surdocegueira
  • Deficiência Múltipla
  • Deficiência Visual
  • Altas habilidades/superdotação
  • Transtorno do Espectro Autista
OBJETIVOS

Curso da Educação Especial para Profissionais da Educação – 1ª Edição/2023 tem como principais objetivos:

• Ampliar a formação pedagógica dos(das) profissionais das Redes, com vistas ao aprofundamento nos conceitos em Educação Especial, na perspectiva inclusiva e no Ensino Colaborativo;
  • Promover formação aos(às) profissionais das Redes, a fim de garantir-lhes aportes às práticas pedagógicas com estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial;
  • Viabilizar aos(às) profissionais da Educação conhecimento sobre as especificidades das deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de seus processos de ensino e aprendizagem;
  • Reconhecer o(a) estudante elegível aos serviços da Educação Especial e sua singularidade, no que diz respeito ao direito à diferença e à Educação equitativa e igualitária;
  • Possibilitar a elaboração de estratégias pedagógicas, a fim de assegurar a inclusão de sujeitos de direitos aos serviços da Educação Especial;
  • Identificar ferramentas e recursos necessários, ressignificando a prática pedagógica, a fim de garantir a todo(a) estudante com deficiência plena participação em sala comum;
  • Reconhecer os documentos e as legislações que garantam a inclusão dos(das) estudantes;
  • Utilizar recursos de Tecnologia Assistiva para legitimar na Educação Especial a inclusão escolar de todos os estudantes;
  • Conhecer recursos de comunicação alternativa e aumentativa (CAA) no atendimento aos(às) estudantes que necessitarem.
Ficou interessado(a)? Consulte as regras e orientações no Regulamento e acesse os formulários para se inscrever. Esperamos por você!

• SEDUC-SP:
    • A todos(as) os(as) servidores(as) do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
  • Municípios:
    • Aos (Às) servidores(as) municipais de todos os quadros das Secretarias.
Importante: O(A) servidor(a) estadual ou municipal deverá estar obrigatoriamente com o seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
  • Módulo Introdutório (5 horas);
  • Módulo 1: Deficiência Visual;
  • Módulo 2: Deficiência Auditiva;
  • Módulo 3: Deficiência Física;
  • Módulo 4: Deficiência Intelectual;
  • Módulo 5: Surdocegueira e Deficiência Múltipla;
  • Módulo 6: Altas Habilidades/Superdotação;
  • Módulo 7: Transtorno do Espectro Autista – TEA.
  • Inscrições:
    • As inscrições serão por adesão e deverão ser realizadas, por cada profissional público-alvo da ação, no período de 27 de março (a partir das 10h) a 30 de junho de 2023.
    • O acesso ao AVA-EFAPE será liberado minutos após a efetivação da inscrição.
  • Curso:
    • As atividades deverão ser realizadas até o dia 30 de julho de 2023.
  • Para ter acesso ao conteúdo do curso, será obrigatórioo(a) servidor(a) inscrito(a) confirmar a sua matrícula.
  • Para isso, ao acessar o AVA-EFAPE, o(a) servidor(a) deverá localizar o curso e, na opção “Matrícula”, clicar em “Confirmar” e, em seguida, “Enviar”.
  • O conteúdo do curso será liberado somente após a confirmação da matrícula.

Para ser aprovado(a), o(a) cursista deverá realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas e ter nas atividades avaliativas média de aproveitamento com conceito “Satisfatório”.