Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Mulheres extraordinárias

07.03.2023

6 aulas inspiradoras sobre mulheres que ditaram tendências, quebraram tabus e contribuíram com a produção de conhecimento ao longo da História

Atualmente, mais de 76% do quadro de funcionários da Secretaria Estadual da Educação é composto por mulheres, o equivalente a mais de 185 mil servidoras, que dedicam tempo e empenho ao exercício da educação – atividade que transforma realidades, inclusive as das próprias mulheres.

Tanto que, durante décadas, o ensino para elas esteve restrito às habilidades domésticas, e foi só nas últimas décadas do século XIX que elas conseguiram o direito de acesso ao Ensino Superior.

Hoje, por outro lado, um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que o número de mulheres graduadas e capacitadas a exercer uma profissão já supera o de homens, apesar de o panorama não ser o mesmo no cenário de contratação.

Mas isso só reforça que, às vezes, é preciso olhar para a História para se compreender o presente e desenhar o futuro.

Por isso, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, listamos 6 formações especiais, transmitidas pelos canais do CMSP, que abordam a representatividade feminina ao longo de séculos e décadas. Contam a trajetória de mulheres que revolucionaram o mercado editorial, estimularam o pensamento filosófico e produziram conhecimento transformador.

As aulas são um convite a estudantes, servidores, mas também a todas aquelas e aqueles que gostariam de aumentar o seu repertório sobre as grandes contribuições que elas fizeram e ainda fazem para a sociedade. Aproveite!

1. Mulheres além do tempo: conquistas e desafios

Conheça a biografia de mulheres que produziram trabalhos reconhecidos internacionalmente na literatura, nas artes e na educação. Nomes como os de Mary Shelley, J.K. Rowling, Artemisia Gentileschi, Hedy Lamarr e Malala Yousafzai, entre outras.

2. Mulheres na filosofia

De deusas da Grécia antiga a figuras da modernidade, conheça a história e o trabalho de mulheres que contribuíram para a construção do pensamento filosófico.

3. Igualdade entre homens e mulheres em Marie de Gournay

Em pleno século XVII, em um cenário em que elas não tinham voz, a escritora e filósofa Marie de Gournay debatia a ideia de igualdade de gênero. Conheça um pouco sobre a sua vida, obras e contexto histórico.

4 e 5. Mulheres filósofas: Angela Davis: mulheres, raça e classe

Um dos nomes mais conhecidos e estudados sobre o feminismo e a luta de raças na atualidade é o da filósofa, escritora e professora americana Angela Davis, autora da célebre frase “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Conheça um pouco da história e de uma das principais obras de Davis.

Parte I

Parte II

6. Mulheres filósofas: Djamila Ribeiro: pequena aula antirracista

A filósofa, escritora e professora Djamila Ribeiro é uma das vozes mais relevantes do feminismo – em especial, do feminismo negro – e da luta antirracista no Brasil. Entre seus vários títulos produzidos e publicados, destaca-se o “Pequeno Manual Antirracista”, tema desta aula especial.

E aí, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado!

Gostou dessa notícia? Array