O livro reúne 13 contos protagonizados por personagens femininas negras e pobres, em histórias que trazem situações de violência, discriminação racial e misoginia, mas também de muita luta e dignidade. Alguns desses contos foram originalmente publicados em 1990 na série “Cadernos Negros”, periódico cujo objetivo é veicular a cultura e a produção escrita afro-brasileira.
O Clube de Leitura “Gato Preto” será transmitido ao vivo, via CMSP, no Canal de Desenvolvimento Profissional 2, em 30 de agosto, às 15h30. A mediação ficará a cargo da equipe técnica da EFAPE
Sobre a autora
Maria da Conceição Evaristo de Brito, nascida em Belo Horizonte em 1946, trabalhou como professora no Rio de Janeiro, onde gradua-se em Letras pela UFRJ, em 1990, e torna-se mestra em Literatura Comparada pela UFF, em 2011. Desde 1990, Conceição Evaristo vem publicando contos e poemas, e seu nome por várias vezes foi indicado para a Academia Brasileira de Letras. Além da importância de sua extensa produção literária, a autora é também criadora de um termo que contribui significativamente para o entendimento da grandiosidade de sua escrita: escrevivência. É um termo que aponta para uma dupla dimensão, individual e coletiva, de sua obra. “A escrevivência não é a escrita de si, porque esta se esgota no próprio sujeito. Ela carrega a vivência da coletividade”, revela a autora.
Nosso encontro
O Clube de Leitura “Gato Preto” conta com a mediação da equipe técnica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAPE e vai ao ar ao vivo via CMSP. É uma realização do Núcleo de Biblioteca e Documentação do CRE Mario Covas.
Data: 30 de agosto
Horário: 15h30
Local: Canal de Desenvolvimento Profissional 2
Próximos encontros
O Clube de Leitura “Gato Preto” continua no segundo semestre com livros apaixonantes! Confira a programação:
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos – 27 de setembro
“Dom Casmurro”, de Machado de Assis – 25 de outubro
“1984”, de George Orwell – 29 de novembro