PROTAGONISMO NEGRO

06.09.2023

“Olhos d’Água”, de Conceição Evaristo, conta a história de personagens negras em suas jornadas de luta e resistência

Conceição Evaristo, uma das mais importantes escritoras brasileiras da contemporaneidade, pela terceira vez volta à programação do Clube de Leitura Gato Preto, agora com a obra “Olhos d’Água”. O livro é uma coletânea de contos publicados pela primeira vez na série “Cadernos Negros”. Todos têm como protagonistas personagens negras e suas histórias de luta e resistência frente à desigualdade social e ao preconceito racial, envoltas em situações de muita violência.

Maria Conceição Evaristo de Brito, nascida em Belo Horizonte em 1946, pertencente a uma família constituída de mulheres empregadas domésticas, trabalha como professora no Rio de Janeiro. Em 1990, gradua-se em Letras pela UFRJ e torna-se mestra em Literatura Comparada pela UFF em 2011. Desde 1990, Conceição Evaristo vem publicando contos e poemas, e seu nome por várias vezes foi indicado para a Academia Brasileira de Letras.

A leitura dos contos da obra “Olhos d’Água” dá visibilidade a mulheres que comumente podem passar despercebidas, mas quando nos aproximamos de suas almas e histórias, nos revelam uma grandiosidade e força de luta extraordinárias.

O que dizem os leitores do Clube sobre a obra?

A professora Adriana Aparecida de Oliveira cita o conto “Maria” como um dos mais marcantes para ela: “Pela beleza, pela simplicidade e singeleza, mas também por tudo o que reflete na vida”, relata. Ela explica que trabalhou o mesmo conto com seus alunos e que o impacto foi grande para eles, rendendo boas discussões em sala de aula.

Já para a também professora Luana Alves Soares, outra clubista do Gato Preto, “a escrita de Conceição Evaristo é impactante, pois reconhecemos nas personagens outras mulheres próximas a nós: podem ser as nossas mães, tias ou vizinhas, pode ser alguém da família dos nossos alunos, suas mães e avós, o que torna a leitura desses contos especialmente tocante”.

Essa identificação do leitor com as personagens aproxima a leitura da vida diária, algo que pode ser usado por educadores como recurso para incentivar a leitura – habilidade das mais importantes a serem desenvolvidas em qualquer contexto.

Confira a gravação do último encontro do Clube de Leitura Gato Preto e saiba mais detalhes sobre a obra que foi lida.