Pular para opções de acessibilidadePular para o menu principalPular para o conteúdoPular para o rodapé

Traiu ou não traiu?

09.10.2023

A paixão de Bentinho por Capitu: vamos conversar sobre “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, no Clube de Leitura “Gato Preto”, dia 25/10, das 15h às 16h30

 

Publicado  pela primeira vez em 1899, o romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, até hoje desperta discussões acaloradas sobre a fidelidade de Capitu e o amor obsessivo que Bentinho tem por ela. Esses serão alguns dos empolgantes temas que serão discutidos no encontro Clube de Leitura “Gato Preto” do dia 25/10.

A obra tem em suas primeiras páginas a explicação de seu título. Bento Santiago, já um homem de uma certa idade, conta que recebeu a alcunha de Dom Casmurro de um jovem poeta que tentou declamar seus versos a ele e, durante a leitura, cochilou. O jovem, muito chateado com a falta de interesse de seu interlocutor, passou a chamá-lo de Dom Casmurro. Bento, ou Bentinho, como é conhecido entre amigos e familiares, passa a narrar em retrospectiva sua melancólica existência, sua paixão pela esposa Capitu e sua extrema insegurança por suspeitar de infidelidade, envolvendo seu melhor amigo, Escobar.

Em comemoração ao centenário de “Dom Casmurro”, foi produzida para a televisão uma adaptação bastante fiel ao romance: “Capitu”, minissérie em cinco capítulos, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Sobre o autor

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro 21/06/1839 – Rio de Janeiro 29/09/1908) é um dos escritores mais importantes e celebrados da história da literatura brasileira. Romancista, contista, dramaturgo, cronista, tradutor, poeta, jornalista e crítico literário, traz em sua vasta produção um retrato social e político de sua época e, principalmente, reflexões de cunho existencialista e psicológico que até hoje permanecem atuais.

Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1897, tendo como missão notabilizar a língua portuguesa e a literatura brasileira. Foi seu primeiro presidente e patrono.

Bisneto de africanos alforriados, atualmente sua imagem pública oficial tem sido questionada e criticada, por ser retratado como um homem branco.

Nosso encontro

O Clube de Leitura “Gato Preto” conta com a mediação da equipe técnica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAPE e vai ao ar, ao vivo, via CMSP. É uma realização do Núcleo de Biblioteca e Documentação do CRE Mario Covas.

Data: 25 de outubro

Horário: das 15h às 16h30

Local: Canal de Desenvolvimento Profissional 2, CMSP

Próximo encontro

O Clube de Leitura “Gato Preto” encerra sua programação de 2023 com “1984”, de George Orwell, em 29 de novembro.

Gostou dessa notícia? Array