“FAÇA (A SUA) PARTE” POR UM FUTURO SUSTENTÁVEL

09.10.2023

Estudantes da rede estadual são estimulados a escrever sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em parceria com a SEDUC-SP, criou o Concurso de Redação 2023, que tem como tema “Você sabia que, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com nossas ações, poderemos alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todas e todos? Então, FAÇA (A SUA) PARTE”.

O concurso tem como objetivo promover a conscientização dos estudantes sobre a importância dos ODS, iniciativa global que busca abordar desafios como a pobreza, a desigualdade, a educação de qualidade, a ação climática e muito mais. Também pretende provocar e chamar a atenção dos alunos e alunas para a contribuição de ações individuais para um futuro mais sustentável. Confira aqui a Cartilha do ODS – Observatório do Futuro (Núcleo de Monitoramento dos ODS) / TCESP.

O Concurso
Todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual de ensino poderão participar nas seguintes categorias:

Categoria I – Ensino Fundamental Anos Iniciais (5º ano)

Categoria II – Ensino Fundamental Anos Finais (6º ano)

Categoria III – Ensino Fundamental Anos Finais (7º ano)

Na fase inicial, as escolas serão responsáveis por orientar os estudantes na elaboração e na seleção de uma produção textual por categoria. O prazo para esta etapa vai até 26/10/2023.

A avaliação das redações será baseada em critérios como originalidade, capacidade de comunicação e argumentação, entendimento do gênero textual proposto, desenvolvimento do tema e qualidade do texto de acordo com as normas ortográficas e gramaticais.

Em 30/11/2023 acontecerá, no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a cerimônia de premiação. Os três estudantes vencedores de cada categoria, juntamente com seus professores orientadores, serão premiados durante o evento.

Clique aqui e confira o cronograma completo e o regulamento do concurso.

É uma oportunidade imperdível para os estudantes da rede pública estadual demonstrarem seu talento e engajamento em questões importantes para o futuro sustentável de todos. FAÇA (A SUA) PARTE deste desafio!