Essa obra tem mais de 70 anos, mas nunca pareceu tão recente quanto agora. Lançada em 1949, “1984” talvez seja uma das ficções literárias que mais acertaram em suas previsões distópicas para a humanidade.
E é com ela que o Clube de Leitura Gato Preto encerra os encontros de 2023, com a promessa de uma conversa acalorada.
A obra
“1984” projeta Londres nesse ano futuro, em que a sociedade é governada por um único partido, representado pelo grande irmão, o Big Brother.
Talvez para as novas gerações essa seja uma informação pouco conhecida, mas ela é a que dá origem à expressão “Big Brother”, ideia sombria de um ser onipresente que tudo sabe e, por essa razão, é extremamente poderoso em seu controle de tudo, devassando a privacidade de todos os indivíduos. E, segundo a obra, a gestão desse regime totalitário é exercida por quatro órgãos administrativos: o Ministério da Verdade, que tem por finalidade deturpar informações; o Ministério da Paz, que lida com a guerra; o Ministério da Fartura, que cuida da economia; e o Ministério do Amor, que controla a população por meio de teletelas espalhadas pelas casas e espaços públicos. Dessa forma, fica instalado um clima extremamente opressor, sustentado por uma cultura do medo que permanece ao longo de toda a narrativa.
Sobre o autor
George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair, nascido em Motihari, na Índia, em 25 de junho de 1903, e falecido em Londres, Inglaterra, em 21 de janeiro de 1950) foi escritor, jornalista e ensaísta político. Com menos de 1 ano de idade, foi morar na Inglaterra, onde estudou no Eton College. Mais tarde, trabalhou na Polícia Imperial Indiana, na Birmânia, lutou como voluntário na Guerra Civil Espanhola, ao lado dos republicanos, e conheceu de perto o regime totalitário de Stalin, o oposto do socialismo democrático que defendia. Foi membro e militante do Partido Independente. Suas duas obras mais conhecidas, “A Revolução dos Bichos”, já discutida no Clube de Leitura Gato Preto, e “1984”, podem ser consideradas libelos de seu ideal de igualdade e liberdade.
Nosso encontro
O Clube de Leitura “Gato Preto” conta com a mediação da equipe técnica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAPE e vai ao ar, ao vivo, via CMSP. É uma realização do Núcleo de Biblioteca e Documentação do CRE Mario Covas.
Data: 29 de novembro
Horário: das 15h às 16h30
Local: Canal de Desenvolvimento Profissional 2, CMSP